Assinar

Burger King se aproxima do McDonald’s com gerações Z e Alpha

Buscar

Burger King se aproxima do McDonald’s com gerações Z e Alpha

Buscar
Publicidade
Marketing

Burger King se aproxima do McDonald’s com gerações Z e Alpha

McDonald’s mantém primeira posição no ranking Kantar Brand Footprint do setor de fast-food, mas Burger King diminui diferença liderando entre Gen Z e Alphas


26 de maio de 2025 - 6h23

campanha Burguer King 2025
Burguer King lidera ranking entre os públicos mais jovens, como Genz e Alphas (crédito: reprodução)

O mercado brasileiro de fast-food está no radar de investimentos de grandes redes internacionais. Maior cadeia do mundo, com 45 mil lojas, superando McDonald’s (mais de 43 mil unidades) e Starbucks (mais de 40 mil), a chinesa Mixue, de sorvetes e bebidas geladas, anunciou neste mês planos de investimentos de R$ 3,2 bilhões para ingressar no Brasil, projetando gerar 25 mil empregos até 2030.

Antes disso, em abril, a norte-americana Krispy Kreme, de donuts, inaugurou sua primeira loja no País, na cidade de São Paulo, numa joint venture com a AmPm, rede de conveniência dos Postos Ipiranga. E, em janeiro, a rede norte-americana Firehouse Subs, de sanduíches, apresentou o plano de abrir mais de 500 restaurantes no Brasil nos próximos dez anos, começando já em 2025. A investida é uma joint venture entre a Restaurant Brands International (RBI) e Iuri Miranda, ex-CEO da Zamp.

Apesar da maior concorrência à vista, o McDonald’s continua na liderança do ranking Brand Footprint Out of Home – Quick Service Restaurant (QSR). No entanto, o Burger King está diminuindo a diferença, com uma maior penetração nos públicos mais jovens.

campanha mcdonald's 2025
McDonald’s manteve a liderança no ranking (crédito: divulgação)

Disputa pela liderança

Em operação no Brasil desde 1979, o McDonald’s lidera o ranking com 76,4 milhões de Consumer Reach Points (CRPs). O Burger King, da Zamp, que desembarcou no País em 2004, se mantém na vice-liderança com 68,5 milhões de CRPs.

O indicador da Kantar multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.

No período analisado, de agosto a dezembro de 2024 versus os mesmos meses de 2023, o Burger King conquistou mais de cinco milhões de novos consumidores, enquanto o McDonalds’, cerca de 1,5 milhão.

Questões geracionais ajudam a explicar a aproximação entre as marcas líderes: o Burger King já é líder entre as gerações mais jovens – Alpha e Z –, enquanto o McDonald’s segue à frente entre os mais velhos – gerações Y, X e baby bommers.

O Top 5 do ranking inclui, ainda, Pizza Hut, da International Meal Company (IMC), Habib’s e Giraffas. Das 15 redes de fast-food presentes no ranking, apenas quatro perderam penetração e frequência. São elas: Subway (Zamp), Ragazzo Grupo (Habib’s), Jeronimo (Grupo Madero) e KFC (IMC). Já McDonald’s, Burger King, Bob’s e Popeyes (Zamp) foram as únicas que cresceram tanto em penetração quanto em frequência.

Veja o ranking completo abaixo.

 

As 15 maiores marcas de fast-food do Brasil
Posição Marca CRP (em milhões)
McDonald’s 76,4
Burger King 68.5
Pizza Hut 26,3
Habib’s 19,8
Giraffas 16,5
Subway 10,9
China In Box 10,9
Bob’s 10,1
Cabana 6
10º Madero 5,8
11º Ragazzo! 5,4
12º Jeronimo 5,3
13º Bullguer 5,2
14º KFC 4,1
15º Popeyes 3,3
Fonte: Worldpanel da Kantar | Brand Footprint 2025
Total Brasil | 2024
Crescimento Agosto a Dezembro 2024 x 2023
As maiores marcas de fast-Food do Brasil de acordo com cada a geração
Posição Geração Alpha Geração Z Geração Y Geração X Boomers
Burger King Burger King McDonald’s McDonald’s McDonald’s
McDonald’s McDonald’s Burger King Burger King Burger King
Pizza Hut Pizza Hut Pizza Hut Pizza Hut Habib’s
Giraffas Habib’s Habib’s Habib’s Pizza Hut
Habib’s Subway Giraffas China in Box Giraffas
Bob’s Giraffas Bob’s Giraffas Cabana
Bullguer Bob’s China in Box Subway Bob’s
Jeronimo KFC Subway Madero Subway
Subway Bullguer Ragazzo Bob’s Ragazzo
10º China in Box Jeronimo Cabana Jeronimo Bullger
Fonte: Worldpanel da Kantar | Brand Footprint 2025
Total Brasil | 2024

Publicidade

Compartilhe

Veja também