Burger King se aproxima do McDonald’s com gerações Z e Alpha
McDonald’s mantém primeira posição no ranking Kantar Brand Footprint do setor de fast-food, mas Burger King diminui diferença liderando entre Gen Z e Alphas
Burger King se aproxima do McDonald’s com gerações Z e Alpha
BuscarBurger King se aproxima do McDonald’s com gerações Z e Alpha
BuscarMcDonald’s mantém primeira posição no ranking Kantar Brand Footprint do setor de fast-food, mas Burger King diminui diferença liderando entre Gen Z e Alphas
Fernando Murad
26 de maio de 2025 - 6h23
O mercado brasileiro de fast-food está no radar de investimentos de grandes redes internacionais. Maior cadeia do mundo, com 45 mil lojas, superando McDonald’s (mais de 43 mil unidades) e Starbucks (mais de 40 mil), a chinesa Mixue, de sorvetes e bebidas geladas, anunciou neste mês planos de investimentos de R$ 3,2 bilhões para ingressar no Brasil, projetando gerar 25 mil empregos até 2030.
Antes disso, em abril, a norte-americana Krispy Kreme, de donuts, inaugurou sua primeira loja no País, na cidade de São Paulo, numa joint venture com a AmPm, rede de conveniência dos Postos Ipiranga. E, em janeiro, a rede norte-americana Firehouse Subs, de sanduíches, apresentou o plano de abrir mais de 500 restaurantes no Brasil nos próximos dez anos, começando já em 2025. A investida é uma joint venture entre a Restaurant Brands International (RBI) e Iuri Miranda, ex-CEO da Zamp.
Apesar da maior concorrência à vista, o McDonald’s continua na liderança do ranking Brand Footprint Out of Home – Quick Service Restaurant (QSR). No entanto, o Burger King está diminuindo a diferença, com uma maior penetração nos públicos mais jovens.
Em operação no Brasil desde 1979, o McDonald’s lidera o ranking com 76,4 milhões de Consumer Reach Points (CRPs). O Burger King, da Zamp, que desembarcou no País em 2004, se mantém na vice-liderança com 68,5 milhões de CRPs.
O indicador da Kantar multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.
No período analisado, de agosto a dezembro de 2024 versus os mesmos meses de 2023, o Burger King conquistou mais de cinco milhões de novos consumidores, enquanto o McDonalds’, cerca de 1,5 milhão.
Questões geracionais ajudam a explicar a aproximação entre as marcas líderes: o Burger King já é líder entre as gerações mais jovens – Alpha e Z –, enquanto o McDonald’s segue à frente entre os mais velhos – gerações Y, X e baby bommers.
O Top 5 do ranking inclui, ainda, Pizza Hut, da International Meal Company (IMC), Habib’s e Giraffas. Das 15 redes de fast-food presentes no ranking, apenas quatro perderam penetração e frequência. São elas: Subway (Zamp), Ragazzo Grupo (Habib’s), Jeronimo (Grupo Madero) e KFC (IMC). Já McDonald’s, Burger King, Bob’s e Popeyes (Zamp) foram as únicas que cresceram tanto em penetração quanto em frequência.
Veja o ranking completo abaixo.
As 15 maiores marcas de fast-food do Brasil | ||
Posição | Marca | CRP (em milhões) |
1º | McDonald’s | 76,4 |
2º | Burger King | 68.5 |
3º | Pizza Hut | 26,3 |
4º | Habib’s | 19,8 |
5º | Giraffas | 16,5 |
6º | Subway | 10,9 |
7º | China In Box | 10,9 |
8º | Bob’s | 10,1 |
9º | Cabana | 6 |
10º | Madero | 5,8 |
11º | Ragazzo! | 5,4 |
12º | Jeronimo | 5,3 |
13º | Bullguer | 5,2 |
14º | KFC | 4,1 |
15º | Popeyes | 3,3 |
As maiores marcas de fast-Food do Brasil de acordo com cada a geração | |||||
Posição | Geração Alpha | Geração Z | Geração Y | Geração X | Boomers |
1º | Burger King | Burger King | McDonald’s | McDonald’s | McDonald’s |
2º | McDonald’s | McDonald’s | Burger King | Burger King | Burger King |
3º | Pizza Hut | Pizza Hut | Pizza Hut | Pizza Hut | Habib’s |
4º | Giraffas | Habib’s | Habib’s | Habib’s | Pizza Hut |
5º | Habib’s | Subway | Giraffas | China in Box | Giraffas |
6º | Bob’s | Giraffas | Bob’s | Giraffas | Cabana |
7º | Bullguer | Bob’s | China in Box | Subway | Bob’s |
8º | Jeronimo | KFC | Subway | Madero | Subway |
9º | Subway | Bullguer | Ragazzo | Bob’s | Ragazzo |
10º | China in Box | Jeronimo | Cabana | Jeronimo | Bullger |
Compartilhe
Veja também
Procon-SP abre investigação contra Uber e 99 por serviço de mototáxi
Segundo o órgão paulista de defesa do consumidor, empresas mantiveram serviço mesmo após proibição do Tribunal de Justiça, assumindo riscos e suas consequências
Rappi eleva para R$ 10 taxa mínima por corrida para entregadores
Como parte da campanha "Taxa 10", nova medida é válida somente para corridas realizadas entre 18h de sexta e 11h de segunda-feira