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Marketing

Cacau Show: polêmica com franquias, Ministério Público e resposta da marca

Após a publicação de reportagens que relatavam queixas de franqueados a respeito das políticas de negócios e gestão, rede diz que ataques são injustos: MPT abrirá investigação


5 de junho de 2025 - 15h22

Cacau Show polêmicas

(Crédito: Reprodução/Facebook)

Atualizada às 16h05

Nos últimos dias, a Cacau Show, maior franqueadora do Brasil, viu-se em meio a uma polêmica a respeito de sua relação com os franqueados e de supostas práticas de gestão. Os relatos, que geraram matérias na imprensa e debates nas redes sociais, foram rebatidos pela companhia, que afirma que tais publicações são inverídicas.

As informações começaram a circular a partir de publicações, inicialmente feitas pelo portal Metrópoles, na última semana, relatando a insatisfação de franqueados a respeito de cláusulas contratuais referente a pagamentos e distribuição dos produtos.

Segundo a reportagem do Metrópoles, alguns dos franqueados também relatam que a rede de chocolates também criaria situações constrangedoras aos colaboradores e parceiros, obrigando-os a participarem de palestras e outras cerimônias da empresa, liderada por Alexandre Costa.

Dias depois, a Folha também publicou uma reportagem com relatos de franqueados que relatavam práticas abusivas, ameaças veladas e cobranças de taxas que teriam levado alguns desses franqueados a contrair dívidas milionárias.

Essa mesma reportagem da Folha de S.Paulo trouxe o relato de um encontro entre o CEO da Cacau Show e franqueados, ocorrido no fim de 2022, em que os empresários teriam relatado sobre alguns problemas a Alê Costa. Segundo a reportagem, um dos participantes relatou que o fundador da Cacau Show teria feito uma espécie de cerimônia para preparar um líquor de cacau, bebida composta por pura massa de cacau, como forma de dizer aos franqueados que tudo se resolveria.

Resposta da Cacau Show

À reportagem da Folha, a Cacau Show declarou que todas as informações são inverídicas. O assunto, contudo, ganhou forças nas redes sociais, com as pessoas compartilhando trechos das reportagens e comentando sobre os supostos acontecimentos envolvendo a marca.

A Cacau Show quebrou o silêncio perante o público nesse último dia 3, com uma postagem no Instagram em que refuta cada uma das principais denúncias apostadas nas reportagens e classifica os ataques como “injustos” a sua história e seus valores.

“Nos últimos dias, fomos surpreendidos por publicações inverídicas sobre a Cacau Show que circularam na internet. São ataques injustos à nossa história, aos nossos valores e, principalmente, às milhares de pessoas que constroem essa marca com integridade e amor”, diz o início do comunicado da rede.

No restante do texto, a marca comentou alguns dos tópicos apontados nas reportagens, como a existência de uma cerimônia de gratidão, em que os colaboradores seriam obrigados a rezar.

No comunicado, a Cacau Show diz que “a cerimônia de gratidão no fim do ano é uma prática espontânea, marcada por acolhimento e liberdade. A oração do ‘Pai Nosso’, quando feita, é voluntária e respeitosa à liberdade de crença. Promovemos um ambiente de trabalho ético, inclusivo e que valoriza a diversidade”, diz a empresa.

A rede de chocolates também menciona a relação com os franqueados. “Temos uma relação baseada em confiança e parceria de longo prazo – mais de 50% deles estão conosco há mais de 7 anos, representados por um maduro Conselho de Franqueados”, declarou.

Veja, abaixo, a postagem da marca:

Ministério Público do Trabalho

Nessa última segunda-feira, 2, a Folha publicou que o Ministério Público do Trabalho de São Paulo abriu inquérito para investigar as denúncias recebidas contra a Cacau Show.

A denúncia foi feita pela Associação União de Franqueados, que coletou depoimentos de funcionários e ex-funcionários da fábrica da Cacau Show e do resort Bendito Cacao, aberto pela empresa em Campos do Jordão.

Segundo a reportagem, a investigação terá o objetivo de apurar supostas práticas de assédio, homofobia, jornadas exaustivas e pressão para participação de rituais, bem como de condições precárias de trabalho.

Em resposta à investigação do ministério público do trabalho, a Cacau Show respondeu que “não mede esforços para ouvir e resolver qualquer ponto relatado por franqueados, colaboradores, parceiros e consumidores. Contamos com um canal de denúncia gerido por empresa independente, que garante anonimato e imparcialidade. As denúncias são rigorosamente apuradas e resultam em medidas cabíveis sempre que necessário. Reforçamos nosso compromisso de continuar investigando todos os casos com seriedade, para assegurar um ambiente ético, respeitoso e transparente.”

Cacau Show: chocolates e entretenimento

De acordo com relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado em fevereiro deste ano, a Cacau Show é a empresa com mais franquias do Brasil, detendo 4661 pontos de venda, segundo relatório da época.

Já no comunicado publicado em seu Instagram, após as denúncias, a rede diz contar com “quase cinco mil lojas” e empregar mais de 22 mil funcionários.

Nos últimos tempos, a rede vem investindo para ampliar a sua atuação, combinando os chocolates com a indústria do entretenimento.

Em fevereiro de 2024, a Cacau Show anunciou a compra do Grupo Playcenter, proprietária da rede Playland e do antigo parque de diversões Playcenter.

Já no fim do ano passado, a marca deu mais detalhes de seus objetivos na área do entretenimento ao apresentar o projeto do Cacau Parque, complexo de diversões e turismo que deverá ser inaugurado em Itu, no interior de São Paulo, em 2027.

Com R$ 2 bilhões em investimentos, o complexo será, segundo a companhia, o maior da América Latina. Além dos brinquedos, a estrutura também comportará arenas esportivas, hotéis e complexos de gastronomia.

Na atual edição do ranking Agências& Anunciantes, publicado neste mês pelo Meio & Mensagem, a Cacau Show aparece na 46a posição entre os maiores anunciantes do Brasil. Em 2024, a marca investiu R$ 287.892 em compra de mídia. Em 2023, o investimento havia sido de R$ 233.968

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