Capitalismo com resultados sociais
O jornalista Alexandre Teixeira lança obra na qual analisa o chamado ?capitalismo consciente?
O jornalista Alexandre Teixeira lança obra na qual analisa o chamado ?capitalismo consciente?
Meio & Mensagem
28 de abril de 2015 - 11h24
Ter resultados financeiros sem abrir mão de propósitos é possível. Ao menos é o que o jornalista Alexandre Teixeira analisa no livro “De dentro para fora – Como uma geração de ativistas está injetando propósito nos negócios e reinventando o capitalismo”, publicado pela Arquipélago Editorial.
O autor buscou exemplos de uma nova geração de empreendedores para os quais ser bem-sucedido implica também em conseguir que seus negócios deixem algum tipo de legado social. “Não é nada produtivo reclamar das grandes corporações, criticar o sistema e não fazer nada para transformá-lo. Esta é uma revolução moral digna de nossos tempos”, diz Teixeira.
Entre os casos analisados na obra estão os de John Mackey, da americana Whole Foods e Hugo Bethlem, ex-vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, que pregam um “capitalismo consciente”. Antonio Ermírio de Moraes Neto foi até Índia e Bangladesh para conhecer projetos voltados à população mais pobre; e Lourenço Bustani comanda uma consultoria cujo objetivo é acelerar mudanças – sob essa nova ótica da atividade comercial – onde elas são mais necessárias.
O Grupo Full Jazz, presidido por Christina Carvalho Pinto, também possui uma consultoria e entra no capítulo sobre Capitalismo Consciente. A The Key, como foi batizada a firma, promove a sustentabilidade nas organizações, sejam privadas, públicas ou ONGs. Christina, criadora da famosa campanha da Faber Castell, utilizando desenho animado e a trilha da música Aquarela, de Toquinho, há tempos estabeleceu critérios até para definir as contas para as quais trabalha. Ela não atua para redes de fast-food e refrigerantes, enquanto estes forem prejudiciais à saúde (e acredita que tais empresas estão mudando, se aproximando mais de produtos naturais).
Estes são apenas alguns de muitos outros exemplos presentes na obra.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço