Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
Movimento pretende ampliar presença do Grupo nas regiões Nordeste e Sul, onde a companhia tem baixa penetração
Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
BuscarCarrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
BuscarMovimento pretende ampliar presença do Grupo nas regiões Nordeste e Sul, onde a companhia tem baixa penetração
Taís Farias
24 de março de 2021 - 11h45
Na madrugada desta quarta-feira, 24, o Grupo Carrefour Brasil anunciou que chegou a um acordo com o fundo de investimentos Advent International e com o Walmart para comprar o Grupo Big Brasil. A aquisição será realizada pelo montante total de R$ 7,5 bilhões. No Brasil, o Grupo Big é responsável por marcas como Big, Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam’s Club.
O acordo está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e tem conclusão prevista para 2022. A aquisição será composta por 70% em dinheiro e 30% por meio de ações recém emitidas do Carrefour Brasil. Em 2020, o Grupo Big registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas. Juntas, as companhias somam cerca de R$ 100 bilhões em vendas.
Para o Carrefour, a ação visa expandir a presença em regiões onde o Grupo tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul do País. Além de reforçar formatos tradicionais, como hipermercados e atacados, a transação amplia as ofertas de supermercados e soft discount, lojas Todo Dia. Outro interesse do Carrefour é o Sam’s Club, licenciado no Brasil pelo Walmart, que é baseado em um sistema de associados e conta com mais de dois milhões de membros no País.
Conta do Grupo Big volta para a WMcCann
Algumas sinergias devem ser aproveitadas dentro da estratégia. O Grupo Carrefour pretende converter as unidades de atacarejo Maxxi para a bandeira Atacadão. As lojas Big e Big Bompreço também devem ser incorporadas ao Atacadão ou Sam’s Club. Já as demais lojas devem ser convertidas para a bandeira Carrefour.
Histórico de comunicação
Em 2019, quando o Walmart vendeu 80% de seus ativos para Advent, o grupo decidiu substituir a marca Walmart Brasil por Grupo Big. O movimento era parte do acordo de compra e venda com o fundo de investimento. O processo de reposicionamento ficou sob a responsabilidade da WMcCann e a identidade visual teve desenvolvimento da Narita Design. Entretanto, por conflito de interesse com a Amazon, a WMcCann abriu mão da conta que acabou sendo atendida pela DPZ&T.
Carrefour detalha novas ações antirracismo
A parceria, no entanto, não durou muito. Em dezembro, o Grupo Big anunciou que sua conta voltaria para a WMcCann a partir de janeiro desse ano. Já o Carrefour é atendido pela Publicis desde 2016, quando a agência assumiu a conta após um processo de concorrência.
*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros