Marketing
Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
Movimento pretende ampliar presença do Grupo nas regiões Nordeste e Sul, onde a companhia tem baixa penetração
Carrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
BuscarCarrefour anuncia compra do Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
BuscarMovimento pretende ampliar presença do Grupo nas regiões Nordeste e Sul, onde a companhia tem baixa penetração
Taís Farias
24 de março de 2021 - 11h45
Na madrugada desta quarta-feira, 24, o Grupo Carrefour Brasil anunciou que chegou a um acordo com o fundo de investimentos Advent International e com o Walmart para comprar o Grupo Big Brasil. A aquisição será realizada pelo montante total de R$ 7,5 bilhões. No Brasil, o Grupo Big é responsável por marcas como Big, Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam’s Club.
O acordo está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e tem conclusão prevista para 2022. A aquisição será composta por 70% em dinheiro e 30% por meio de ações recém emitidas do Carrefour Brasil. Em 2020, o Grupo Big registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas. Juntas, as companhias somam cerca de R$ 100 bilhões em vendas.
Para o Carrefour, a ação visa expandir a presença em regiões onde o Grupo tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul do País. Além de reforçar formatos tradicionais, como hipermercados e atacados, a transação amplia as ofertas de supermercados e soft discount, lojas Todo Dia. Outro interesse do Carrefour é o Sam’s Club, licenciado no Brasil pelo Walmart, que é baseado em um sistema de associados e conta com mais de dois milhões de membros no País.
Conta do Grupo Big volta para a WMcCann
Algumas sinergias devem ser aproveitadas dentro da estratégia. O Grupo Carrefour pretende converter as unidades de atacarejo Maxxi para a bandeira Atacadão. As lojas Big e Big Bompreço também devem ser incorporadas ao Atacadão ou Sam’s Club. Já as demais lojas devem ser convertidas para a bandeira Carrefour.
Histórico de comunicação
Em 2019, quando o Walmart vendeu 80% de seus ativos para Advent, o grupo decidiu substituir a marca Walmart Brasil por Grupo Big. O movimento era parte do acordo de compra e venda com o fundo de investimento. O processo de reposicionamento ficou sob a responsabilidade da WMcCann e a identidade visual teve desenvolvimento da Narita Design. Entretanto, por conflito de interesse com a Amazon, a WMcCann abriu mão da conta que acabou sendo atendida pela DPZ&T.
Carrefour detalha novas ações antirracismo
A parceria, no entanto, não durou muito. Em dezembro, o Grupo Big anunciou que sua conta voltaria para a WMcCann a partir de janeiro desse ano. Já o Carrefour é atendido pela Publicis desde 2016, quando a agência assumiu a conta após um processo de concorrência.
*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos