Como a OpenAI está consolidando sua presença no marketing
Empresa vem investindo em contratações para desenvolver a estrutura de um estúdio criativo interno
*Com informações do Ad Age
A OpenAI anunciou Michael Tabtabai como seu primeiro chefe criativo global, uma função recém-criada que reflete o crescente investimento da empresa em marketing e em estratégias de narrativa.

OpenAI, de Sam Altman, vem investindo em contratações para a para de marketing e criação em um esforço de escalar (Crédito: Mike Coppola/GettyImages)
No posto desde o final de agosto, o VP de criação chega à companhia de Sam Altman após três anos na Coinbase, onde também ocupou a mesma cadeira. Ele se reportará a Kate Rouch, também uma ex-Coinbase e a primeira diretora de marketing da OpenAI. A executiva assumiu o posto no final de 2024 e deverá retornar ao trabalho no fim de setembro após licença médica para o tratamento de um câncer.
A nomeação de Tabtabai ocorre em um momento de rápida expansão para a OpenAI. O ChatGPT, seu principal produto, atingiu mais de 700 milhões de usuários ativos semanais, quase o triplo do número registrado no ano anterior. O crescimento foi impulsionado, em parte, pela expansão da operação de marketing sob a liderança de Rouch.
A OpenAI também vem expandindo suas fronteiras norte-americanas. A organização se prepara para inaugurar um escritório no Brasil até o final do ano. Localizado em São Paulo, o espaço espaço de trabalho, o local deverá sediar encontros e treinamentos de inteligência artificial para empresas, educadores e organizações sem fins lucrativos.
Segundo a diretora de marketing ao Ad Age, o recém-chegado profissional atuará junto ao diretor criativo executivo, Zach Stubenvoll, para desenvolver a estrutura do estúdio criativo interno da OpenAI e impulsionar um trabalho inovador em todos os formatos.
Ainda, Rouch indica que a ambição do novo estúdio é “colocar criativos de classe mundial no centro, dando a eles o espaço, as ferramentas e a influência cultural para fazer seu melhor trabalho, enquanto usa a IA como uma colaboradora que expande o que é possível em narrativa e design”.
Os esforços de marketing da OpenAI estão cada vez mais focados em ampliar o apelo do ChatGPT e das ferramentas de IA generativa. A empresa definiu a tecnologia não apenas como uma ferramenta para produtividade e aprendizado, mas também como uma parceira para a criatividade, especialmente entre usuários mais jovens. A adição do Tabtabai sinaliza um impulso mais profundo para comunicar esses atributos.
No início de sua carreira, o VP trabalhou na área de agências. Seu trabalho na Wieden+Kennedy inclui o comercial da Chrysler, indicado ao Emmy, Halftime in America, com Clint Eastwood, no Super Bowl. Ele também acumula passagens pela Saatchi & Saatchi, TBWA\Chiat\Day, Modernista! e Crispin Porter + Bogusky, onde atuou junto a uma ampla gama de grandes marcas de consumo.