Carnaval terá iniciativas de marcas por todo o Brasil
Blocos, camarotes e festas atraem anunciantes que desenvolvem iniciativas que vão de patrocínios à distribuição de brindes
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Teresa Levin
19 de fevereiro de 2020 - 6h00
Levando milhões de pessoas para as ruas das mais diversas cidades do Brasil, o Carnaval firma-se a cada ano como uma plataforma para inúmeras ações de anunciantes. De blocos consagrados, aos desfiles de escolas de samba, passando por festas dos mais diferentes tamanhos e formatos, as marcas estão presentes patrocinando e apoiando eventos em todo País.
Confira abaixo algumas das iniciativas que serão vistas nos próximos dias:
Bradesco
O banco está presente nos principais carnavais do País: há 13 anos patrocina as festas do Rio de Janeiro e Salvador, sendo que há 12 também mantém uma parceria com o Galo da Madrugada, no Recife. Além destas cidades, desde 2017 o Bradesco apoia o carnaval de São Paulo. Por conta disso, o banco tem iniciativas espalhadas pelo país. No Rio, terá pela primeira vez o naming rights do Nosso Camarote Bradesco, espaço na Sapucaí comandado pelos sócios Carol Sampaio e Gabriel David. O banco contará também com exposição de marca ao longo do sambódromo carioca. Já em Salvador ele é patrocinador do Camarote Bradesco Pier e de 17 blocos de rua, entre eles, o Coruja, com Ivete Sangalo, e o Camaleão, com Bell MarquesNa capital soteropolitana, o banco também distribuirá batekos e blimps por todo o circuito Barra Ondina. Para reforçar as ações de patrocínio, nas redes sociais o Bradesco fará uma cobertura dos carnavais usando as hashtags #ritmosqueconectam e #bradesconocarnaval.
Stella Artois
A marca da Ambev já tem 15 anos no mercado brasileiro, mas em 2020 faz sua estreia no carnaval. Seguindo sua proposta de investir em gastronomia e entretenimento – como com o projeto Villa Stella -, ela está presente em uma série de festas no Rio de Janeiro. Além de apoiar o Baile da Vogue, que aconteceu no começo do mês pela primeira vez no Rio, será patrocinadora do Baile da Arara e do novo Camarote da Arara, na Sapucaí. A marca ainda lançou a Folia da Stella, uma coleção de fantasias de carnaval assinada pela estilista Isabela Capeto com inspiração em elementos circenses como a trapezista e a malabarista. A coleção traz ainda camisetas, maiôs, shorts, brincos e pochetes que serão comercializados em lojas do Rio e São Paulo em quantidade limitada. O lançamento da coleção aconteceu na última sexta-feira, 14, em uma festa para convidados, no Rio, com um desfile que trouxe como modelos celebridades como a atriz Alinne Moraes (foto).
Riachuelo
Além do patrocínio de oito blocos em São Paulo, a varejista firmou uma parceria com a Universal e trará personagens da animação Trolls para interagir com os foliões, nos blocos Latinha Mix e Carnafacul. A participação dos personagens é uma ativação pela estreia da continuação da animação, que acontece no segundo semestre desse ano. Já o Bloco Camaleão, comandado por Bell Marques em Salvador, recebe a participação de Pernalonga, Patolino, Piu Piu e Frajola, por conta de uma parceria com a Warner Bros. O desfile será temático para os 80 anos do coelho e os foliões terão abadás do personagem, além de batecos de cenoura, orelhas de coelho, bandanas e tatuagens comemorativas. A ação é a primeira das ativações que comemorarão o aniversário do personagem em todo o mundo.
Intimus
Com o tema Carnavalize Sem Estigmas, a Intimus, marca da Kimberly-Clark, estará presente, mais um ano, no carnaval pernambucano. A partir desse mote, o anunciante incentivará que as mulheres se vistam como quiserem e curtam a folia como se sentirem melhor, sendo respeitadas por suas escolhas, menstruadas ou não, como diz a assinatura da marca. Uma série de ativações no Camarote Olinda, Casarão Recife Antigo e Shopping Rio Mar estão previstas. Além da cobertura dos eventos nas redes sociais, a comunicação das iniciativas de carnaval envolve mídia online e off-line, ações digitais e inserções de vinhetas em canal aberto de TV, no Nordeste. VML, PROS e It’s Nice são as agências à frente da campanha de carnaval de Intimus.
Skol
A Skol aproveitou o carnaval para realizar o sonho de quatro amigos que terão a sensação real de viver na folia. Entre 20 e 26 de fevereiro, os quatro se hospedarão em um trio elétrico com uma vista privilegiada do circuito Barra Ondina, na capital baiana. Eles terão ainda acesso ao Trio Pagodão de Skol e ao Camarote Skol Puro Malte, com shows exclusivos de artistas como Thiaguinho e Wesley Safadão. A ação foi criada pela DraftLine, operação formada pelas agências Mutato e Soko para atender o anunciante.
Pernod Ricard
A multinacional francesa de bebidas aumentou em 30% sua participação no carnaval de 2020 e praticamente dobrou a quantidade de marcas que estará presente no período de folia. A empresa já fechou 43 acordos de participações em blocos, festas e camarotes, alcançando uma presença em 60% dos 72 principais eventos de carnaval nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Olinda, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Votuporanga. Absolut Elyx, Wyborowa, Chivas, Ballantine’s, Beefeater Pink e Perrier-Jouet estão entre as marcas que serão ativadas pela companhia.
Vult
A marca de maquiagem se uniu à Sabrina Sato no #CarnavaldaSabrina. A parceria contou com ativação exclusiva no bloco de rua da apresentadora no domingo, 16, em São Paulo, e envolve ainda os desfiles da Gaviões da Fiel, no dia 22, e da Vila Isabel, no dia 24. Além do envio de produtos Vult para um mailing selecionado pela própria Sabrina, com a parceria a marca também estará presente nos vídeos produzidos para o reality show da Sabrina no YouTube.
iFood
O iFood patrocina pelo segundo ano consecutivo o carnaval de São Paulo e, mais uma vez, levará a diferentes pontos da cidade os iFood Parks – espaços que irão reunir restaurantes parceiros da plataforma e diversas ativações. Nestes locais, o público também poderá interagir com uma roleta de prêmios. Além desta ação, a marca também distribuirá itens iFood em mais de 20 blocos do carnaval. Entre os brindes, estão viseiras, cordinhas de óculos e pochetes. A plataforma também estará no Carnaval da Cidade, evento fechado realizado entre os dias 22 e 25, no Jockey Club de São Paulo.
Itaú-Unibanco
O banco vai ativar o iti, app de pagamentos digitais, durante o carnaval. Em São Paulo, ela montará a casa itinerante, um truck que circulará entre Pinheiros e o centro com espaços para carregar o celular, estações de maquiagem, carrinho de geladinhos e distribuição de acessórios. Já em Belo Horizonte receberá a casa iti, um lounge instagramável com DJ, carrinhos de algodão doce e de chup chups, além de estações de maquiagem, carregadores para celular e produtos sendo vendidos por R$ 1 para compras com iti. Olinda também terá uma casa iti com a venda de produtos por valores promocionais e Expresso Vai e Vem para usuários do aplicativo. Eles poderão fazer o trajeto entre a entrada do munícipio e o circuito de carnaval gratuitamente.
Brahma
A cervejaria levará um consumidor e três amigos para aproveitarem um dia de carnaval no Rio de Janeiro, com direito ao acesso ao trio do bloco Bangalafumenga e ainda a participação no Camarote No 1, na Sapucaí. A promoção marca a volta do anunciante como patrocinador do carnaval do Rio; até o ano passado, a Ambev ativava a Antarctica no evento.
Ame
Os mais de 10 mil ambulantes credenciados no carnaval carioca aceitarão o aplicativo Ame Digital como forma de pagamento, que dará benefícios aos foliões como a possibilidade de comprar quatro latas de cerveja (Brahma) – ao invés de apenas três – por R$10. A marca também fechou uma parceria com o projeto social “Não é não”, coletivo de mulheres que usa a informação, o empoderamento e tatuagens temporárias como instrumentos contra o assédio às mulheres no carnaval. Com isso, haverá no app um botão do pânico para alertar as autoridades sobre situações potencialmente perigosas, como parte de uma iniciativa reforçada em combate à violência sofrida por mulheres. Tatuagens exclusivas da Ame sobre o tema serão distribuídas gratuitamente nos blocos de rua. Além de ser patrocinadora oficial do evento no Rio, a Ame vai patrocinar ainda três grandes blocos de carnaval: Areia, Bola Preta e Chora, me liga.
Pitú
A cachaçaria pernambucana vestiu as suas latinhas de 350 ml da aguardente branca com o tema carnavalesco, prestando uma homenagem ao tradicional desfile de Bonecos Gigantes de Olinda. No total, foram produzidas seis milhões das latas temáticas que já podem ser encontradas pelos foliões em pontos de venda. Em edição limitada, a série especial de embalagens foi desenvolvida em cinco versões que, além de estamparem os casarios da cidade histórica de Olinda, retratam alguns dos personagens mais emblemáticos do encontro de bonecos. A Ampla Comunicação assina as latinhas. A Pitú também está patrocinando e incentivando dezenas de blocos, agremiações, maracatus e troças, entre outros.
Latam
As ações da Latam englobam uma campanha nacional de comunicação e patrocínios focados no Rio de Janeiro. Elas dão continuidade à estratégia da empresa de investir em grandes eventos da música e do entretenimento, como o Rock in Rio. A companhia esteve no CarnaUOL, em São Paulo, além do Baile da Vogue, no Rio, e estará no Camarote CarnaUOL Nº1, no sambódromo carioca. Ao mesmo tempo, a Latam está veiculando a campanha “Ei, você aí, qual seu Carnaval?”. Ela foi criada pela Graphene IPG (WMcCann + E/OU – MRM), agência da holding Interpublic, dedicada exclusivamente às ações de marca do Grupo Latam Airlines.
Sprite
Uma ação que começou no BBB 20 vai para as ruas do Rio e São Paulo. Criada pela Wieden+Kenney ela levou ao programa global um lava rápido, que, no lugar de carros, lavou e refrescou os participantes da atração. No carnaval, um posto de gasolina na praia de Copacabana e um outro em São Paulo, em local ainda não revelado, receberão a iniciativa. Além desta ação que pontua o novo momento da campanha Fresh Drops, lançada ano passado, Sprite também patrocinará os blocos Love Fest e Pagu, em São Paulo, e a festa Auê, no Rio.
Uber
A Uber aproveitou a proximidade do carnaval para lançar uma campanha para reforçar o compromisso da empresa com a segurança e o respeito entre os que usam o aplicativo: motoristas parceiros, entregadores parceiros, restaurantes e usuários em geral. O objetivo é sensibilizar sobre o Código de Conduta da Uber, que traz os comportamentos que não são aceitos dentro da plataforma. A campanha ficará até o início de março nas ruas e, além de mídia em pontos de ônibus, conta com peças em redes sociais.
Badoo
A rede social se juntou ao coletivo “Não é Não” para distribuir 210 mil tatuagens temporárias gratuitas nos blocos de rua em 16 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Maranhão), além do Distrito Federal. As tatuagens terão dois desenhos: um com a mensagem “Não é Não” e o outro com a frase “Conexões Sinceras”, que marca a tagline da rede social. O Badoo também está produzindo conteúdos audiovisuais em parceria com criadores de conteúdo que serão lançados em suas redes sociais durante o pré-carnaval. No Instagram, a marca terá um filtro com o coletivo “Não é Não”, para levar a conscientização da campanha para a rede social.
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