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Marketing

Copa: venda de ingressos exigirá forte comunicação

Fifa concentrará comercialização, que começa em 20 de agosto, e revenda em seu site. Entidade diz que comunicação e informação serão cruciais nesse processo


19 de julho de 2013 - 3h10

A Fifa finalmente divulgou o sistema de venda de ingressos para a Copa de 2014, um anúncio que esteve previsto para o dia 1º de julho. Nesta sexta-feira, 19, a entidade máxima do futebol confirmou alguns valores que tinham vazado pela imprensa brasileira e salientou que o Mundial de 2014 terá os ingressos mais baratos da história da competição. O valor mais baixo é de R$ 30, equivalente à meia-entrada para a fase de grupos do torneio. O mais caro custa R$ 1.980 para a final, no Maracanã, em 13 de julho, para o que se chama de categoria 1 (com assentos nas laterais do campo, oferecendo os melhores ângulos de visão da partida).

A venda de ingressos dá largada no dia 20 de agosto, às 7h (horário de Brasília) pelo site www.fifa.com, único endereço onde será possível comprar e mesmo revender entradas (processo permitido após o esgotamento da comercialização dos tickets). Essa data é o início da primeira etapa, que se estenderá até 10 de outubro. Nessa fase, as pessoas deverão criar uma conta na seção de ingressos da Copa do Mundo 2014.

Nesse primeiro momento, serão disponibilizados em torno de um milhão de ingressos – ao todo, serão ofertadas aproximadamente três milhões de entradas, comercializadas em três etapas. Como observou Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, ninguém precisará correr para se cadastrar. Os tickets serão vendidos por solicitação e, provavelmente, sorteio. Isso quer dizer que se a busca for maior do que a quantidade disponível, a entidade organizará sorteios. Quem tiver sorte poderá efetuar a compra a partir de 05 de novembro (pagamentos serão via cartão de crédito ou boleto, modalidade exclusiva para os brasileiros). 

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A segunda etapa de venda acontecerá entre 8 de dezembro (dois dias depois do sorteio das chaves da Copa, evento a ser realizado na Costa do Sauipe, na Bahia) e 30 janeiro (fase em que o interessado fará solicitação de ingressos) e 26 de fevereiro e 1º abril (em que a compra é efetivada). A terceira e última etapa acontecerá entre 15 de abril e 13 de julho.

Está sendo montada uma “bíblia” para esclarecer todos os meandros desse sistema. Isso porque os torcedores terão de expressar seu interesse fornecendo dados pessoais e relativos a seus acompanhantes. Ingressos estão limitados a quatro bilhetes por partida para até sete partidas (por domicílio). Se o comprador principal tiver de “trocar” um ticket porque uma das pessoas não poderá mais ir, isso será permitido. No entanto, esse comprador principal não terá como ser substituído. Entre as opções de ingressos podem surgir mais dúvidas. Afinal, há modalidades para acompanhar seleções ou para ver jogos em uma das 12 sedes da Copa. “Temos um desafio que é a comunicação”, afirmou Weil, reconhecendo que esse setor terá um papel crucial para que o processo flua bem. Na Copa das Confederações, por exemplo, não estava claro a que lugar o torcedor teria acesso depois de ter adquirido seu ingresso. Agora, para o Mundial de 2014, haverá mapas informando os setores disponíveis para compra.

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“É importante dar respostas corretas para que os torcedores saibam o que estão comprando. No site teremos muitas informações, mas há diversas questões que as pessoas podem fazer. Preferimos criar uma plataforma única de venda para concentrar todas as informações”, explicou, referindo-se à necessidade de ter fechado a venda no site da Fifa. Uma das dúvidas que pode surgir se refere à gratuidade do assento para o acompanhante de cadeirantes – quem comprar deverá solicitar esse ingresso. Se não o fizer, corre o risco de ter a entrada do acompanhante barrada.

Weil disse que a imprensa será fundamental para manter o público bem informado. “Teremos campanhas publicitárias, teremos mídia social, mas estamos vendo com o governo brasileiro que outros canais podemos utilizar para que a informação seja completa”.

Distribuição

Os brasileiros terão preços especiais. Esses valores mais baixos, se comparados ao ofertados aos turistas estrangeiros, se referem à categoria 4. A Fifa destinou 500 mil ingressos para a população local. Desse montante, 400 mil estão destinados à categoria 4. Haverá um lote de 100 mil qualificados como cortesia: parte para o governo utilizar em seus programas sociais (Bolsa Família e uma parte para grupos indígenas) e cerca de 50 mil a 60 mil fornecidos pela Fifa aos operários que trabalharam para os estádios. 

A entidade também informou que estão alocados ingressos para as empresas detentoras dos direitos de hospitality (455,5 mil), para afiliadas comerciais (605.191) e transmissoras parceiras (66.273) e imprensa (71.425), além de entradas para o Comitê Organizador Local, comunidades de países participantes da Copa e ligadas à entidade. O que não for utilizado em relação aos parceiros irá retornar para a venda ao público geral.

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