Dia do orgulho nerd: quem é e o que consome esse público

Buscar

Dia do orgulho nerd: quem é e o que consome esse público

Buscar
Publicidade

Marketing

Dia do orgulho nerd: quem é e o que consome esse público

Plataforma de educação tecnológica Alura fez um mapeamento para apontar as preferência dos geeks


25 de maio de 2023 - 11h03

nerd

(Crédito: Shutterstock)

O dia 25 de maio, já há algum tempo, acabou ganhando o título de Dia do Orgulho Nerd. Entre as explicações para a escolha data, há dois elementos importantes, de acordo com os geeks.

Foi em 25 de maio que, em 1977, o cineasta George Lucas estreou nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars, uma das franquias mais queridas por esse público. E a mesma data foi escolhida pelos fãs do escritor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, para celebrar o Dia da Toalha, a partir de 2001. Na obra do autor, o elemento foi apresentado como algo essencial para a sobrevivência em diferentes situações.

Para a data, a plataforma de educação Alura fez um mapeamento do perfil do nerd brasileiro. Por muitos anos, aliás, esse termo foi usado de forma pejorativa, mas acabou sendo ressignificado para designar uma comunidade amante de tecnologia, ciência, games, quadrinhos e cultura pop.

Diante de sua base de alunos, composta por mais de 90 mil pessoas, a Alura fez um mapeamento de quem seria o público mais nerd e suas preferências. De acordo com a plataforma, a maior parte desse grupo geek (52%) é formada por pessoas com idade entre 25 e 34 anos; 22% têm entre 35 e 44 anos de idade e 20% são pessoas mais jovens, de 18 a 24 anos.

Do que os nerds gostam?

De acordo com a Alura, a maioria do público geek (86%) se fiz aficionada por computadores de alta performance; 66% amam filmes de ficção científica ou fantasia e 54% também são fãs de séries dos mesmos gêneros.

Já 47% do público que se considera geek também tem o heavy metal como o estilo musical preferido. E 22% desse grupo tem, como hobby, fazer compras.

Personas nerds

Para ter um conhecimento mais aprofundado dos diferentes perfis do público nerd, a Alura também dividiu o público em diferentes personas, de acordo com sua faixa etária e preferência. Veja:

Persona 1 (28% dos entrevistados)

Pessoas de 25 a 34 anos, público feminino, profissionais de negócios, fãs de séries de drama

Persona 2 (27% dos entrevistados)

Pessoas de 25 a 34 anos, público masculino, entusiastas de computadores de alta performance, fãs de jogos de estratégia e aventura

Persona 3 (15% dos entrevistados)

Pessoas de 18 a 24 anos, fãs de heavy metal, indie rock, rock alternativo e hip hop

Persona 4 (14% dos entrevistados)

Pessoas de 18 a 24 anos, público masculino, fã de futebol, fãs de jogos de aventura e estratégia, amantes de basquete e de games esportivos.

Persona 5 (14% dos entrevistados)

Pessoas de 34 a 44 anos, gamers casuais, entusiastas de notícias de entretenimento, fãs de quadrinhos e animação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Como embaixadora de Dove pela Real Beleza, Heloisy Pereira Rodrigues, formada em IA, trabalhará junto a marca em iniciativas da IA a favor da beleza sem padrões

  • Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Iniciativa acontecerá presencialmente em São Paulo, Campinas e Curitiba para democratizar conhecimento sobre a pele