Franquias de marketing movimentam R$ 1,8 bi
Segmento que inclui, majoritariamente, empresas digitais, é o penúltimo de todo o mercado de franchising, à frente apenas do setor de limpeza e conservação
Segmento que inclui, majoritariamente, empresas digitais, é o penúltimo de todo o mercado de franchising, à frente apenas do setor de limpeza e conservação
Luiz Gustavo Pacete
24 de junho de 2015 - 5h01
Quando se fala em franquia, logo vem à mente aquela rede famosa de alimentação, ou as tradicionais lojas de chocolate. Dificilmente se associa o “franchising” a empresas de marketing e mídia. Pouco conhecido e com uma representatividade baixa, esse setor fatura R$ 1,8 bilhão por ano e é a penúltima categoria, entre 11, dos R$ 128,9 bilhões movimentados por todo o setor de franquias no Brasil em 2014.
Apesar do pouco volume em faturamento, as empresas do setor de comunicação associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) possuem uma margem de retorno maior do que a média. Enquanto uma marca de alimentação pode render até 10%, empresas do segmento de comunicação dão retorno de até 60%. “O faturamento do setor é mais baixo, mas a lucratividade acaba sendo relativamente alta comparada com os segmentos tradicionais”, diz José Rubens Oliva Rodrigues, diretor de microfranquias da ABF que realiza, entre esta quarta-feira, 24, e a quinta-feira, 25, a ABF Franchising Expo, em São Paulo, que deve reunir 62 mil visitantes e movimentar R$ 550 milhões.
Na categoria Comunicação estão empresas de software e serviços de mídia, publicidade e marketing digital. “A expectativa de crescimento do setor está entre 15% a 30% este ano, mesmo com o atual cenário da economia”, diz Lecivânia Martins, vice-presidente de marketing e vendas da DocSystem, especializada em serviços de digitalização e computação em nuvem. Segundo a ABF, o setor de marketing e mídia foi o que mais cresceu em 2014, com alta de 27%, ante 8,8% de toda a área de franquias.
O perfil dessas empresas é de baixo investimento. A franquia DivulgaPão, especializada em mídia em saco de pão, por exemplo, demanda um capital inicial de R$ 16 mil e faturamento estimado de R$ 12 mil. “Nossa demanda de investimento é baixa, mas o nível de trabalho é alto”, diz Wagner Rover, fundador da empresa que identificou um nicho e atualmente possui 280 unidades pelo País.
De acordo com a ABF, o mercado brasileiro de franquias ganhou 239 novas marcas em 2014, chegando a um total de 2.942 marcas e 125.641 unidades. Esse volume coloca o Brasil em 4º lugar no ranking mundial do World Franchise Council, atrás apenas da China, que tem 4.000 marcas; Estados Unidos, que subiu do 4º para o 2º lugar, com 3.828 marcas e Coreia do Sul e suas 3.691 redes.
Principais franquias de comunicação:
Bag News
Mídia Ecológica
Investimento: R$ 15 mil
Bye Bye Paper
Gestão de informação em Cloud
Investimento: R$ 15 mil
DocSystem
Gestão de informação em Cloud
Investimento: R$ 12 mil
Elefante Verde
Internet
Investimento: R$ 15 mil
Gigatron
Websites
Investimento: R$ 10 mil
Guia-se
Marketing Digital
Investimento: R$ 19 mil
LigueSite
Criação de sites e-commerce
Investimento: R$ 15 mil
Pão Natureza
Anúncios
Investimento: R$ 6 mil
Portal da Cidade
Publicidade
Investimento: R$ 8 mil
Fonte: ABF Franchising
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento