Google, YouTube e WhatsApp: as marcas preferidas da gen Z
Estudo da VML mostra que a gen Z valoriza confiança, tradição e inovação ao escolher suas marcas preferidas

(Crédito: DavideAngelini/Shutterstock)
Google, YouTube e WhatsApp são as marcas preferidas da Geração Z brasileira, segundo estudo inédito da VML Brasil, realizado a partir da BAV (Brand Asset Valuation), plataforma de análise de brand equity, desenvolvida 100% com dados proprietários da WPP.

GenZ no comando: o que muda na liderança?
Conduzida pela área de estratégia da agência, a pesquisa revela ainda que marcas como Windows, Playstation e Apple também figuram no top 15 de preferência dessa geração. Isso indica que inovação e tecnologia são fatores relevantes para este público.
O levantamento mostra ainda que marcas com um histórico consolidado, como Havaianas, Natura e Avon também estão entre as favoritas da gen Z, uma vez que para esse público, atributos como confiança, tradição e entretenimento são fundamentais na escolha das marcas. E o estudo revela ainda que a confiabilidade é construída pela presença constante e pelo volume de comunicação das marcas.
Desconstruindo a ideia de que a gen Z é um grupo homogêneo quando se trata de comportamento e consumo, a pesquisa faz recortes de gênero e classe. Na classe C, por exemplo, Natura e Avon se destacam, reforçando o papel de marcas tradicionais no dia a dia dessa parcela de população, guiada, segundo o estudo, por conectividade, conveniência e soluções práticas.
Quando o recorte são as classes AB, as marcas preferidas são aquelas que unem confiabilidade e inovação, com maior familiaridade e estima por líderes de mercado.
Outro ponto de destaque da pesquisa é que o Pix, sistema de pagamento do Banco Central, aparece em 4º lugar entre jovens da classe AB e 5º entre jovens da classe C.
Quando se trata de gênero, o cenário entre as mulheres da gen Z é mais competitivo para as marcas, uma vez que players apresentam maior estatura de marca – ou seja, maior grau de reconhecimento, reputação e relevância na mente das consumidoras.
Moda e beleza
O estudo propõe ainda um olhar mais aprofundado sobre os segmentos de moda e beleza. Para a gen Z brasileira, as marcas líderes de beleza são aquelas presentes na vida das consumidoras, tanto em tempo quanto em volume de comunicação. Neste segmento, esse público também prioriza marcas que demonstram boa performance ao longo dos anos, reforçando a importância da confiança e da tradição.
Na categoria de moda, marcas que se destacam são aquelas capazes de se diferenciar e antecipar tendências. Aquelas que conseguem criar ícones atemporais, como Havaianas, ou que inovam na experiência de compra, também conquistam espaço entre os jovens.
Metodologia
Para chegar nesses resultados, a metodologia BAV (Brand Asset Valuator) usa como base mais de 16 bilhões de datapoints, 18 mil respondentes e 1.500 marcas analisadas no Brasil em 2025.
| Top 15 marcas prefeidas da Gen Z | |
| Posição | Marca |
| 1º | |
| 2º | YouTube |
| 3º | |
| 4º | Havaianas |
| 5º | Pix |
| 6º | Netflix |
| 7º | Windows |
| 8º | Shopee |
| 9º | Microsoft |
| 10º | Disney |
| 11º | Playstation |
| 12º | Android |
| 13º | Duolingo |
| 14º | Marvel |
| 15º | Apple |
| Classe C: Conveniência & Conectividade | ||
| Posição | Classe C | Classe AB |
| 1º | Shopee | |
| 2º | YouTube | Havaianas |
| 3º | YouTube | |
| 4º | Disney | Pix |
| 5º | Pix | |
| 6º | Marvel | Windows |
| 7º | Netfli | Netflix |
| 8º | Microsoft | |
| 9º | Playstation | Apple |
| 10º | Windows | Amazon |
| 11º | Duolingo | Samsung |
| 12º | Ninho | Electrolux |
| 13º | Spotify | |
| 14º | Havaianas | Coca-Cola |
| 15º | Gmail | Android |