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Esqueça seus pontos fracos

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Ponto de vista

Esqueça seus pontos fracos


3 de fevereiro de 2012 - 12h54

Esta é a época que nos reunimos com nossos gerentes para discutir os objetivos do ano e nossos planos de desenvolvimento.

É claro que ninguém nasce sabendo tudo e sempre há áreas onde podemos melhorar. Por isso mesmo estudamos, fazemos estágios, trabalhamos, vamos a seminários, etc. Tudo em nome do desenvolvimento. Até aí, tudo bem.

Mas chega uma hora onde a obsessão em melhorar naquelas áreas onde você não é lá tão bom assim faz você, e seu chefe, esquecerem da importância de explorar mais seus pontos fortes. E isso é um problema sério.

Pra começar, aceite que há coisas que simplesmente não justificam o esforço necessário para aprendê-las (eu nunca estudei Hindi, mesmo morando na Índia por exemplo). Outras podem lhe faltar interesse ou capacidade mesmo.

Uma das pessoas que se reportava para mim na Índia era um brilhante cientista. Por hobby, já havia desenvolvido, nas suas horas livres, várias inovações em embalagens e equipamentos. Algumas até patenteadas em seu nome. Ele adorava trabalhar sozinho, algumas vezes por semanas, dedicando-se a projetos de inovação.

O único problema era que ele era o Diretor de Comunicação e tinha um time de 20 pessoas que precisavam de orientação, avaliações de desemprenho, relatórios de despesa aprovados, etc. Tudo o que ele odiava fazer.

Por 3 anos ele tinha prometido desenvolver-se nas suas áreas de oportunidade, o que significava ser outra pessoa.

Sua performance foi muito ruim durante o tempo que trabalhamos juntos. Só podia dar errado mesmo. Ele nunca pensou em apostar no que ele era realmente bom.

Por isso, muita atenção para o esforço que você fará este ano desenvolvendo seu pontos fracos ou apostando no seus pontos fortes. Algumas vezes ignorar nossas deficiências não faz tão mal assim.

Caso você queira saber, o cientista indiano foi transferido para o grupo global de inovação de embalagens e passa muito bem. Nunca mais prometeu melhorar sua habilidade de gerenciar pessoas e está muito feliz.

* Ricardo Fort é diretor global de marcas da Danone Paris

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