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Ponto de vista

O Top 10 do Marketing Esportivo


24 de julho de 2012 - 11h34

Muita agitação nos últimos dias com a chegada dos Jogos Olímpicos de Londres. Patrocinadores e não patrocinadores na reta final de suas campanhas investindo pesado em países ao redor do mundo.

Mas como nem só de Olimpíadas vive o esporte, ainda existem outras novidades no mundo do Marketing Esportivo que valem a menção.

Este é o Top 10 da semana no @SportByFort:

1) Explore o Parque Olímpico, em Londres, em 3D

2) Quando os patrocínios dão errado: Espanhóis fazem piada com os uniformes da delegação olímpica. O design desenvolvido pela empresa Ítalo-Russa Bosco, pelo jeito,não agradou.

3) Ainda falando de uniformes olímpicos, outra polêmica na semana passada envolveu a Ralph Lauren e o time Americano. Dessa vez não pelo design, mas pelo fato dele serem fabricados na China. No final, a empresa se comprometeu em fabricar os próximos nos Estados Unidos.

4) Em recente pesquisa feita pela Brand Finance, a marca Olimpíada foi avaliada em US$ 47,6 bilhões de dólares, um crescimento de 87% desde os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. A marca perde somente para a Apple, avaliada em US$ 70,6 bilhões de dólares.

5) Depois de 18 anos de patrocínio, a marca Sprite finalmente tornou-se o refrigerante mais associado a NBA. Nos anos anteriores, a maioria dos consumidores respondia Coca-Cola ou Pepsi. Você teria tanta paciência assim?

6) A Sadia lançou um comercial para a Olimpiada que achei dos melhores dessa temporada. Uma forma diferente de falar do assunto:  

7) Outro comercial Olímpico dos melhores é o do Mini. Simples e cheio de estilo como a marca:  

8) A Adidas, patrocinadora da MLS (a liga de futebol nos Estados Unidos) anunciou esta semana que os jogadores profissionais competirão usando seu novo produto, chamado miCoach. Uma forma interessante de divulgar a nova tecnologia associada ao patrocínio.  

9) Vale à pena comparar: veja trechos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e de Pequim em 2008. Incrível a evolução deste evento. O que será que veremos em Londres?  

10) Na sessão “jabá da semana” compartilho um comercial da Visa (empresa onde trabalho) estrelando o mergulhador Brasileiro Hugo Parisi: 

Ricardo Fort (@SportByFort) é head global de marketing esportivo e patrocínios da Visa 

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O Top 10 do Marketing Esportivo


9 de julho de 2012 - 4h03

A partir dessa semana passo a dividir com vocês algumas das coisas mais interessantes no Marketing Esportivo mundial que tenho visto ou lido no meu trabalho.

O Marketing Esportivo continua sendo uma das disciplinas mais fascinantes do marketing. Apesar da crise mundial, os investimentos nessa área não tem sofrido e o interesse só tende a crescer.

No Brasil, com a chegada da Copa do Mundo FIFA e das Olimpíadas do Rio, teremos anos de muita ação e investimentos. Vale a pena ficar de olho no que acontece aqui e no resto do mundo.

1. O Taiti se classificou para a Copa das Confederações: pode não ser um super futebol, mas certamente será uma das histórias mais interessantes do evento que acontece que começa em junho de 2013.

2. Entre salários e patrocínios, os 100 atletas mais bem pagos do planeta faturaram $ 2.6 bilhões de dólares.

3. A Copa do Mundo Fifa do Brasil criará 250 mil novos postos de trabalho impulsionando o PIB em +1.5% (os setores mais beneficiados serão hotelaria, transporte e comunicações). Fonte: Revista Exame.

4. O efeito Messi: Barcelona termina a temporada de 2011-2012 com um lucro de $ 50 milhões de dólares.

5. David Cameron, Primeiro Ministro da Inglaterra, prevê que os Jogos Olímpicos trarão $ 20 bilhões de dólares de recursos para o país.

Há poucos dias dos Jogos Olímpicos, a maioria dos patrocinadores já lançou suas campanhas. Aqui está uma pequena amostra:

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