Assinar

Quem somos Conanda?

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Quem somos Conanda?

Resolução proíbe a propaganda voltada a menores de idade no Brasil; os mesmos brasileiros que financiaram a ditadura ainda hoje consideram o povo incapaz de definir o seu destino


1 de abril de 2014 - 12h27

A edição de terça-feira, 1° de abril do jornal Folha de S. Paulo (Ilustrada – página E2 – Mônica Bergamo) traz a informação sobre uma resolução aprovada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda – que proíbe a propaganda voltada para menores de idade no Brasil.

O Conselho, que é um órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, segundo a nota considera que a publicidade infantil contraria a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O documento, conforme a jornalista, estaria na assessoria jurídica da Secretaria e “deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial”. Outra informação é que “passa a valer imediatamente” e “deve servir de base para ações contra anunciantes e agências de publicidade”.

Qualquer leitor atento, principalmente em 1° de abril, procurará verificar a informação, visto que a nota está acompanhada de preciosidades tais como a divulgação da peça de um ator que aparece banhando-se, a repercussão da festa Javali, a inauguração de exposição no espaço Copan, o sofrimento de “refugiados” estrangeiros no Brasil para conseguir documentação, a música inspirada por um fim de relacionamento amoroso com uma atriz de TV, o novo endereço residencial de um pré-candidato à presidência e finalmente, mas não menos importante (SIC), a homenagem da Venezuela a um ex-presidente brasileiro morto em 1976.

Diante dessa avalanche de relevância é natural recorrer a outras fontes sobre o tal Conselho que, desprovido de site próprio, se ampara na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (www.sdh.gov.br) que, por sinal, a partir de hoje, o mesmo 1° de abril, terá nova ministra, a não menos relevante Ideli Salvati. Sem dúvidas, um ícone dos direitos humanos.

Não há informações sobre a decisão na página da internet da Secretaria, tão pouco no espaço reservado às crianças e aos adolescentes. Mas a jornalista, independente do conteúdo de sua coluna, merece alguma credibilidade, mesmo em primeiros de abril, portanto o próximo passo da pesquisa envolveu entender a composição do tal Conanda. Inútil. Não existem informações sobre os atuais membros do Conselho que possuí 28 pessoas, 14 efetivos e 14 suplentes entre indicados dos ministérios e de organizações sociais dedicadas ao tema.

Não é de hoje que organizações não governamentais conspiram contra a liberdade de expressão comercial a título de defesa das crianças e os eventuais abusos no consumo que, segundo elas, são provocados pela propaganda e violam o caráter dos futuros cidadãos brasileiros.
Amplamente financiadas por setores da sociedade que em um passado recente financiaram outras barbaridades contra a liberdade, essas organizações mobilizam recursos humanos e materiais em um verdadeiro aparelhamento da ideia de que as crianças brasileiras devem ser impedidas de ter acesso a informação comercial ética, feita com responsabilidade.

Esse obscurantismo dos tempos modernos é combatido por anunciantes, agências, veículos de comunicação e sociedade civil que compõem os quadros do CONAR, o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (www.conar.org.br) que, com práticas diferentes do Conanda, explicita o nome dos seus Conselheiros e a qual entidade ou setor eles estão vinculados. Além de constantemente ajustar o Código Brasileiro de Autorregualmentação Publcitária para adequá-lo às demandas da sociedade.

Caso a informação seja procedente terá sido inútil toda a falação sobre os 50 anos do golpe militar, porque estará confirmado que os mesmos brasileiros que financiaram a ditadura ainda hoje consideram o povo brasileiro incapaz de definir o seu destino.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias

  • Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço