Assinar

Rufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA

Buscar

Rufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA

Buscar
Publicidade
Marketing

Rufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA

Ferramenta foi lançada em versão beta nos EUA e é capaz de fornecer recomendações personalizadas, responder dúvidas e facilitar a descoberta de produtos


2 de fevereiro de 2024 - 11h26

A Amazon introduziu na última quinta-feira, 1, o Rufus, seu novo assistente de compras que utiliza a tecnologia de inteligência artificial generativa.

rufus

Novo assistente de compras da Amazon, Rufus será inicialmente integrado ao app do marketplace (Crédito: Reprodução/Amazon)

Lançada em versão beta para alguns clientes nos Estados Unidos, a ferramenta servirá como um facilitador na jornada de compra dos consumidores do marketplace. A proposta é que o Rufus seja um chatbot que funcione com base em contexto conversacional, como ocorre com o ChatGPT, por exemplo.

A solução deverá ser disponibilizada a uma base maior de usuários no aplicativo da Amazon nas próximas semanas. A companhia não divulgou informações sobre a chegada do chatbot no Brasil ou demais localidades.

Treinado com base no catálogo de produtos da Amazon, avaliações, trocas da comunidade e demais informações da Internet, o artifício permite que clientes descubram novos itens de acordo com atividade, evento ou propósito; tirem dúvidas e recebam recomendações personalizadas.

A nível de ilustração, o chatbot será capaz de responder sobre as diferenças entre brilho e óleo labial. Segundo a Amazon, isso faz com que os clientes encontrem o produto que melhor atende às suas necessidades e tomem decisões de compra ainda mais seguras. Ainda, ele poderá fornecer respostas sobre perguntas específicas sobre os itens, como: “Esta jaqueta pode ser lavada na máquina?”.

Como forma de melhoria contínua do serviço, a empresa convidará os consumidores a fornecer feedbacks livres e classificar as respostas dadas por Rufus em positivas e negativas.

Confira o vídeo de divulgação do novo chatbot:

Rufus contra a concorrência

Esse é mais um passo da Amazon para alcançar os concorrentes na corrida pela IA. No ano passado, a AWS apresentou o Q, chatbot corporativo voltado para clientes da divisão. Ademais, estaria trabalhando em melhorias na Alexa. Agora, Rufus chega para ampliar a interface de IA da companhia junto a um público mais amplo através do varejo.

Anteriormente, em 2023, o Google apresentou soluções de compras que utilizam a tecnologia. A big tech inseriu uma ferramenta de IA em seu buscador para fornecer melhores exibições e recomendações de produtos. Além disso, disponibilizou soluções voltadas para profissionais de marketing com atualizações do Performance Max.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos