Supermercados esperam crescer 3% em 2014
Vendas reais do setor tiveram alta de 5,36% em 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Vendas reais do setor tiveram alta de 5,36% em 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Meio & Mensagem
30 de janeiro de 2014 - 8h54
Após superar as expectativas em 2013, o setor supermercadista se mantém otimista. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um crescimento próximo a 3% para 2014. "Esperamos um ano muito parecido com 2013, com o PIB crescendo pouco, mas com a manutenção dos baixos níveis de desemprego. Diante deste cenário, calculamos mais um ano de crescimento para o setor”, aponta Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Abras.
Em 2013, as vendas reais do setor cresceram 5,36%, de acordo com o Índice Nacional de Vendas. Em dezembro, as vendas registraram incremento de 20,62% na comparação com o mês anterior e alta de 2,87% em relação ao mesmo mês de 2012. Esses índices foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em sua primeira projeção para 2013, a Abras estimou um crescimento de 3,5%, número revisado para 4,5% em agosto. “É um resultado para se comemorar, pois é sem dúvida, um dos melhores desempenhos entre os diversos setores da economia brasileira em 2013", afirma Honda.
Já de acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, em 2013, crescimento de 0,8% nas vendas em volume em comparação a 2012. Os produtos que tiveram melhor desempenho foram sucos de frutas pronto para consumo (12,9%), leite fermentado (12%), óleo e azeite (8,3%), amaciante de roupas (8,2%), sabão e detergente para roupas (6,4%). As maiores quedas foram bebida a base de soja (-20,5%), álcool (-15,2%), açúcar (-9,1%), sabão em barra (- 8,8%) e farinha de trigo (-7,1%).
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