Venda de PCs em queda; tablets ganham liderança
No mundo, comercialização dos aparelhos acumulou marca negativa de 13% em relação aos primeiros meses de 2012
Venda de PCs em queda; tablets ganham liderança
BuscarVenda de PCs em queda; tablets ganham liderança
BuscarNo mundo, comercialização dos aparelhos acumulou marca negativa de 13% em relação aos primeiros meses de 2012
Meio & Mensagem
28 de junho de 2013 - 4h57
No primeiro trimestre deste ano, usuários domésticos compraram 12% menos computadores, de mesa ou portáteis, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a IDC. Nesse período, 3,4 milhões de PCs foram vendidos, o que representa uma redução de 10%, sendo mais acentuada na comercialização de desktops (-11%) do que notebooks (-9%). O preço elevado é um dos principais fatores para esse cenário, que alcançou a marca negativa de 13% no mundo.
“O mercado de PCs é muito sensível a preços e qualquer variação reflete nas vendas”, comenta Pedro Hagge, analista da IDC Brasil. Para este ano, a consultoria estima uma redução de 8% no mercado brasileiro de computadores.
Smartphones e tablets
Já a venda global de tablets deve atingir a marca de 230 milhões de unidades neste ano, um acréscimo de 58,7% em relação a 2012. No ano passado, 144,5 milhões foram vendidos. No Brasil, deverão ser comercializados 5,8 milhões de unidades, o que representará uma alta de 89% sobre 2012. A projeção é superior a da categoria de desktops (5,5 milhões).
Os dados divulgados pela IDC apontam ainda que entre janeiro e março de 2013 foram vendidos 14 milhões de telefones celulares no País, um crescimento de 15% em comparação ao início de 2012. Os smartphones representaram 48% das vendas de aparelhos em abril. Cerca de 1 bilhão de telefones desta categoria devem ser vendidos no mundo até dezembro.
Compartilhe
Veja também
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas