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Walmart retoma o topo da lista da Fortune

Oferta de preços baixos recoloca varejista no topo do ranking, mas a marca enfrenta crise de imagem internacionalmente e no Brasil briga com os franceses para elevar sua posição


7 de maio de 2013 - 9h45

O varejo voltou ao topo do ranking das 500 maiores empresas americanas criado pela revista Fortune com base na receita das companhias. O líder da lista é o Walmart, cuja receita aumentou 5% em 2012, para US$ 469,2 bilhões, puxada principalmente pela volta da oferta de preços mais baixos. A gigante do varejo retomou o primeiro lugar ocupado um ano antes pela petrolífera ExxonMobil, que em 2013 caiu para a segunda colocação, com receita de US$ 449,9 bilhões em 2012.

No Brasil, porém, os americanos do Walmart ainda não conseguiram ameaçar a liderança dos franceses do Casino, que controlam o maior varejista do País, o Grupo Pão de Açúcar, e nem do Carrefour, marca presente em solo nacional desde 1975. Internacionalmente, o Walmart ainda enfrente uma crise de imagem ligada à suspeitas de irregularidades para a construção de novas lojas no México, além de investigações envolvendo ainda a Índia, China e o próprio Brasil.

O terceiro lugar no estudo da Fortune é ocupado por outra petrolífera, a Chevron, seguida pela Philips, Berkshire Hathaway, Appple, General Motors, General Electric, Valero Energy e Ford Motor.

Confira, a seguir, as dez primeiras marcas do ranking da Fortune:

1 – Wal-Mart Stores
2 – Exxon Mobil
3 – Chevron
4 – Phillips 66
5 – Berkshire Hathaway
6 – Apple
7 – General Motors
8 – General Electric
9 – Valero Energy
10 – Ford Motor

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