Américo Martins não renova com RedeTV
Encerramento foi pacífico e não teria relação direta com salário; Asdrúbal Figueiró também deixa diretoria de jornalismo
Encerramento foi pacífico e não teria relação direta com salário; Asdrúbal Figueiró também deixa diretoria de jornalismo
Igor Ribeiro
30 de julho de 2014 - 5h21
Américo Martins deixa a superintendência de jornalismo e esportes da RedeTV. Após quatro anos na emissora – um como diretor de jornalismo e três na superintendência –, o profissional e a emissora não chegaram a um acordo sobre a renovação do contrato. O jornalista vai tirar férias, mas já tem estudado propostas.
Segundo Martins, “chegamos a uma conclusão em conjunto que não seria mais interessante. Mas tudo foi conduzido com muita tranquilidade, sem briga alguma, Almicare (Dallevo Jr., presidente) ainda é meu amigo”. O jornalista afirma que o motivo do encerramento do contrato sem renovação foi além de questões financeiras e tem relação com visões de projeto diferentes, embora plausíveis. “Foi um contrato de quatro anos sólido, uma segurança necessária para eu me deslocar de Londres de volta ao Brasil, mas encerrou agora e a RedeTV cumpriu sua parte integralmente”, afirma.
O jornalista esteve por 13 anos na BBC. Começou na emissora como editor do serviço brasileiro da rede britânica e voltou para o Brasil quando era diretor-executivo da BBC para as Américas. Antes, havia trabalhado na Folha de S.Paulo e no Jornal do Brasil.
Martins destaca que deixa a RedeTV com conquistas importantes. “Consolidamos um padrão de jornalismo que espero que sobreviva, muito equilibrado, imparcial, moderno”, conta. Lembra que ajudou a implantar os primeiros debates eleitorais da emissora ainda em 2010 e a ampliou a cobertura internacional – a emissora só tinha um correspondente em Paris, mas hoje também tem profissionais em Nova York, Los Angeles, Buenos Aires e Barcelona – chegou a ter em Roma e Londres.
Lamenta não ter conseguido aumentar o espaço do jornalismo na grade da emissora. “Gostaria de ter feito outro programa, além do telejornal, completamente ao vivo, entre outras coisas. A maior aspiração era essa, mas é normal para qualquer área querer um pouco mais de espaço.”
Segundo o Jornalistas & Cia, Asdrúbal Figueiró, que vinha ocupando a diretoria de jornalismo e chegou à RedeTV há quatro anos junto de Martins, também deixa a emissora. Evaldo Dell’Uomo, que está na emissora desde junho como chefe de redação, deve assumir interinamente.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix