Base de TV paga cresce 11,3% em 2013
Apesar da diminuição no ritmo de crescimento, serviço já alcança 18,02 milhões de lares do País
Apesar da diminuição no ritmo de crescimento, serviço já alcança 18,02 milhões de lares do País
Bárbara Sacchitiello
7 de fevereiro de 2014 - 3h19
Embora não mantenha o alto ritmo de crescimento dos anos anteriores, o setor de TV por assinatura do Brasil seguiu ampliando seus números em 2013. Segundo o balanço oficial divulgado nesta sexta-feira, 7, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a base de assinantes de TV paga cresceu 11,31% no ano passado, abrangendo um total de 18,02 milhões de clientes.
No ano de 2012, o percentual de crescimento da base havia ficado em 27,2%. Considerando os critérios populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima a média de 3,2 pessoas por residência no País, chega-se a conclusão de que os canais pagos já sejam assistidos por 57,66 milhões de brasileiros.
Para mapear a penetração da TV por assinatura no País, a Anatel criou um índice de densidade do serviço. Por esse critério, a agência concluiu que, de cada cem residências do Brasil, 28,42 já possuem assinatura de algum serviço de TV paga. Analisando cada região, o Sudeste é a área brasileira com maior penetração do serviço (de cada 100 residências, 40 possuem TV paga). A região do Brasil de densidade mais baixa em 2013 foi o Nordeste, com taxa de 12,8 (para cada 100 domicílios).
Em termos de tecnologia para a distribuição do sinal, o DTH (serviço via satélite), ainda é a mais popular do Brasil, detendo 61,75% do mercado. O serviço de TV a cabo aparece em segundo lugar, com 38,12%.
Operadoras
A Anatel também divulgou os dados de mercado do setor. Entre as operadoras que oferecem o serviço, o grupo formado por Net e Embratel é o líder, angariando 53,61% de todo o segmento, com uma base de mais de 9,6 milhões de assinantes. Em segundo lugar no ranking aparece a Sky/Directv que, com uma base de 5,3 milhões de assinantes, é dona de 29,81% do mercado brasileiro.
A operadora Oi TV aparece na terceira posição, com uma fatia de 4,6% do mercado (828 mil assinantes). Em quarto lugar vem a GVT, com 3,7% do setor (677 mil assinantes) e em quinto, a Telefônica, com 3,3% (593 milhões de assinantes).
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