Biblioteca Britânica abre 400 anos da imprensa
Nova área de consulta reúne mais 750 milhões de páginas de jornais e revistas de todo o mundo
Biblioteca Britânica abre 400 anos da imprensa
BuscarBiblioteca Britânica abre 400 anos da imprensa
BuscarNova área de consulta reúne mais 750 milhões de páginas de jornais e revistas de todo o mundo
Meio & Mensagem
29 de abril de 2014 - 10h14
A Biblioteca Britânica (British Library) disponibiliza a partir de hoje 750 milhões de páginas de jornais e revistas do mundo todo, cobrindo mais de 400 anos de história da imprensa. A coleção ocupa uma nova sala, a primeira aberta na sede da instituição em uma década. Chamada Newsroom, seu conjunto, incluindo acervo e reforma, valem US$ 55,5 milhões.
Os arquivos digitalizados e em microfilme incluem ainda 4,8 milhões de páginas de internet arquivadas. Em termos de volume, o acervo percorre mais de 10 quilômetros de prateleiras.
A consulta é gratuita. Nela, pesquisadores têm acesso, por exemplo, a um dos jornais em língua inglesa mais antigos do mundo, o A Corrant, de 1620, publicado em Amsterdã. O arquivo tem outras raridades, como parte da coleção do Stamford Mercury, desde 1718, e todas as edições do The Blackshirt, jornal do líder fascita britânico Oswald Mosley, pai do ex-dirigente da Federação Internacional de Automobilismo, Max Mosley.
Além de material impresso e de internet, o Newsroom também coleta os arquivos cotidianos de rádio e televisão, em constante atualização, e já disponibiliza mais de 40 mil horas de transmissão. O prédio, com tecnologia de ponta de armazenamento e consulta, fica no prédio principa da biblioteca em Londres, St. Pacras, criado em 1972 pelo parlamento britânico com anuência da Rainha e é gerido pelo Ministério da Cultura.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix