Assinar

Biblioteca Britânica abre 400 anos da imprensa

Buscar

Biblioteca Britânica abre 400 anos da imprensa

Buscar
Publicidade
Mídia

Biblioteca Britânica abre 400 anos da imprensa

Nova área de consulta reúne mais 750 milhões de páginas de jornais e revistas de todo o mundo


29 de abril de 2014 - 10h14

A Biblioteca Britânica (British Library) disponibiliza a partir de hoje 750 milhões de páginas de jornais e revistas do mundo todo, cobrindo mais de 400 anos de história da imprensa. A coleção ocupa uma nova sala, a primeira aberta na sede da instituição em uma década. Chamada Newsroom, seu conjunto, incluindo acervo e reforma, valem US$ 55,5 milhões.

Os arquivos digitalizados e em microfilme incluem ainda 4,8 milhões de páginas de internet arquivadas. Em termos de volume, o acervo percorre mais de 10 quilômetros de prateleiras.

A consulta é gratuita. Nela, pesquisadores têm acesso, por exemplo, a um dos jornais em língua inglesa mais antigos do mundo, o A Corrant, de 1620, publicado em Amsterdã. O arquivo tem outras raridades, como parte da coleção do Stamford Mercury, desde 1718, e todas as edições do The Blackshirt, jornal do líder fascita britânico Oswald Mosley, pai do ex-dirigente da Federação Internacional de Automobilismo, Max Mosley.

Além de material impresso e de internet, o Newsroom também coleta os arquivos cotidianos de rádio e televisão, em constante atualização, e já disponibiliza mais de 40 mil horas de transmissão. O prédio, com tecnologia de ponta de armazenamento e consulta, fica no prédio principa da biblioteca em Londres, St. Pacras, criado em 1972 pelo parlamento britânico com anuência da Rainha e é gerido pelo Ministério da Cultura.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro

  • CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix