Carlos Slim investe US$ 60 milhões no Mobli
Bilionário injeta na plataforma mobile concorrente do Instagram
Bilionário injeta na plataforma mobile concorrente do Instagram
Meio & Mensagem
7 de novembro de 2013 - 4h11
Do ProXXIma (*)
Quando o atual segundo homem mais rico do mundo, eleito pela revista Forbes, resolve investir US$ 60 milhões em alguma coisa, é melhor prestar atenção. O empresário mexicano Carlos Slim, dono de uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, a América Móvil, apostou o montante milionário na rede social de compartilhamento de imagens em dispositivos móveis israelense, o Mobli – concorrente direta do Instagram.
Como parte do acordo, a América Móvil vai expor o Mobli para seus usuários.
Fundada em 2011, a plataforma já recebeu um total de US$ 86 milhões em financiamento de um grupo que inclui os atores Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire , Lance Armstrong, Serena Williams e Kenges Rakishev, um empresário do Cazaquistão.
O Mobli anunciou recentemente que tem mais de 1 milhão de usuários no Brasil (no mundo, 12 milhões). A empresa oferece uma série de opções para os usuários que permitem unir conteúdo de outras redes sociais. A empresa também oferece formatos diferentes para as marcas.
Slim, que figura nos últimos anos como um dos homens mais rico do mundo, também investiu US$ 40 milhões no aplicativo Shazam (de reconhecimento de música), em julho deste ano.
Brasil
No Brasil, o mexicano Carlos Slim é proprietário de três empresas de telecomunicações – Claro (móvel), Embratel (telefonia fixa e backbones) e Net (TV paga e banda larga por cabo). No México, a América Móvil e a Telmex (telefonia fixa), ambas controladas pelo empresário, mantêm um verdadeiro monopólio sobre as telecomunicações do País.
E na América Latina, a América Móvil concorre com o Grupo Telefónica pelo ranking do maior número de usuários de telefonia móvel. Com a investida no Mobli e no Shazam, as operadoras móveis de Slim na AL e no Brasil devem, em breve, receber serviços relacionados a esses aplicativos.
Com investimentos previstos para R$ 10 bilhões no Brasil este ano (metade do investimento da América Móvil no mundo), a meta do grupo mexicano é melhorar a qualidade da rede, expandir a rede 4G e apostar muito em smartphones, que já trazem embutidos apps de redes sociais. O Mobli e o Shazam casam-se perfeitamente com essa estratégia da América Móvil, o que justifica o investimento de Slim em ambos os apps.
(*) Colaborou Sérgio Damasceno
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo