Mídia

ChatGPT inicia exibição de anúncios nos Estados Unidos

OpenAI afirma que a publicidade não irá influenciar as respostas geradas pela plataforma de IA; anúncios aparecerão aos usuários dos planos gratuito e Go

i 9 de fevereiro de 2026 - 16h25

ChatGPT

Anúncios no CHatGPT começam a ser visualizados a partir desta segunda-feira, 9, pelos usuários nos Estados Unidos (Crédito: Divulgação)

A partir desta segunda-feira, 9, o ChatGPT dá início a fase de testes de exibição de anúncios para os usuários dos Estados Unidos.

Nesse primeiro momento, as peças publicitárias estarão visíveis aos usuários adultos logados nos planos gratuito e Go. Já os planos Plus, Pro, Business, Enterprise e Education não terão anúncios.

Ao dar a notícia sobre o início dos testes dos anúncios, a OpenAI declarou que a publicidade não irá influenciar as respostas que o ChatGPT dará aos usuários e que as conversas feitas na plataforma seguirão privadas.

“Nosso objetivo é que os anúncios sustentem um acesso mais amplo a recursos mais poderosos do ChatGPT, mantendo a confiança que as pessoas depositam nele para tarefas importantes e pessoais”, diz o comunicado da empresa.

O ChatGPT promete que o anúncio exibido estará sempre identificado como patrocinado e aparecerá separado das respostas orgânicas.

A decisão por qual anúncio será exibido será tomada a partir do cruzamento dos tópicos de conversas anteriores. Como exemplo, a OpenAI cita que se um usuário pesquisando por receitas, ele poderá ver anúncios de kits de refeições ou entregas de mantimentos.

Ainda não há data definida para que os anúncios publicitários comecem a ser exibidos para os usuários do ChatGPT em outros territórios – entre eles, o Brasil.