Mídia

Com Pedaço de Mim, Netflix estreia no melodrama brasileiro

Série dramática da plataforma de streaming teve os 17 capítulos disponibilizados nesta sexta-feira, 5,

i 5 de julho de 2024 - 11h30

Pedaço de Mim

Liana (Juliana Paes) e Tomás (Vladimir Brichta), protagonistas de Pedaço de Mim (Crédito: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 5, a Netflix finalmente estreou Pedaço de Mim, que marca sua entrada no gênero nacional do melodrama, conforme a plataforma de streaming classificou.

Desde quando anunciou que pretendia produzir novelas, a Netflix gerou expectativas entre o público brasileiro. O gênero, que há mais de 70 anos segue cativando uma parcela significativa da audiência nacional, chamou a atenção da gigante do streaming e foi visto como uma ferramenta de atração de espectadores e, também, de assinantes.

Ainda em 2021, durante a apresentação do Mais Brasil na Tela, evento virtual em que a Netflix revelou alguns planos para a produção de conteúdo nacional, a plataforma já citou que as novelas estavam em sua mira.

“Estamos desenvolvendo vários projetos para entender qual será a nossa versão de novela no Brasil. Mas sabemos que será uma obra seriada”, antecipou Elisabeta Zenatti, VP de conteúdo da Netflix no Brasil.

Dois anos depois, durante a edição de 2023 da Rio Creative Conference (Rio2C), a Netflix revelou os rostos e o nome de sua primeira novela. A plataforma apresentou Pedaço de Mim, a primeira obra nacional do gênero melodrama, que seria estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta como o casal protagonista.

Pedaço de mim: novela, série ou melodrama?

Agora, finalmente a plataforma poderá avaliar a aceitação da audiência em relação à sua primeira obra de melodrama. Pedaço de Mim foi produzida pela Fábrica, escrita por Angela Chaves e com direção de Maurício Farias.

Todos os 17 episódios da série dramática já foram disponibilizados pela plataforma. Neles, o público conhecerá a história de Liana (personagem de Juliana Paes), que se descobre grávida de gêmeos. Porém, o que era para ser o momento mais feliz de sua vida torna-se um problema ao constatar que ela enfrenta um caso raro de superfecundação: um de seus filhos é de marido, Tomás (Brichta), enquanto o outro é fruto de um acontecimento traumático.

A Netflix classifica a obra como uma série dramática ou série de melodrama. A plataforma não utilizou o termo novela, com o qual o público está mais habituado, pelo fato de Pedaço de Mim ter poucos capítulos em comparação com as tramas tradicionais exibidas na TV ou no streaming.

A Netflix ingressa no melodrama em um momento estratégico para o gênero. A Warner Bros. Discovery deve, em breve, finalmente lançar a novela que há tempos está em fase de produção no grupo: Beleza Fatal, protagonizada por Camila Pitanga.

A WBD, inclusive, se voltou ao gênero antes da Netflix. Os trabalhos, no entanto, foram atrasados por conta da megafusão entre Warner Bros. e Discovery e por diversas alterações na dinâmica de produção. A proposta da companhia é ter, no Brasil, seu núcleo de produção dramática na América Latina. Além de Beleza Fatal, já está em fase de produção o remake de Dona Beja, que terá Grazi Massafera como protagonista.