Conteúdo pulverizado: onde assistir os principais campeonatos em 2024

Buscar

Conteúdo pulverizado: onde assistir os principais campeonatos em 2024

Buscar
Publicidade

Mídia

Conteúdo pulverizado: onde assistir os principais campeonatos em 2024

Globo, Warner Bros. Discovery e CazéTV são as empresas que mais detêm direitos de transmissão no ano que vem

Fill out the form below to send a message:


28 de novembro de 2023 - 6h10

Pulverização dos meios de transmissão faz com que campeonatos se distribuam em diferentes plataformas (Max Peixoto/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Pulverização dos meios de transmissão faz com que campeonatos se distribuam em diferentes plataformas (Max Peixoto/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Atualizado em 03/01/24 às 17:20.

O ano de 2024 será muito importante para o esporte, já que, além dos principais campeonatos de futebol, no Brasil, o mundo acompanhará mais uma edição dos Jogos Olímpicos. No entanto, com a pulverização dos direitos de transmissão, a exibição das principais competições acontece em canais diferentes. Saiba onde assistir a cada campeonato.

Campeonatos Estaduais

O Paulistão é um dos principais campeonatos estaduais do Brasil, além de ser o que está mais pulverizado. Contando com times como Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras, a competição terá grande parte de seus jogos exibidos de forma gratuita.

Na televisão, a Record é a responsável pela transmissão dos jogos desde 2021, ano em que a competição deixou a Globo. A emissora tem acordo firmado com a Federação Paulista de Futebol (FPF), por intermédio da LiveMode, até 2025.

Além disso, Casimiro Miguel, por meio da CazéTV, será um dos canais do Campeonato Paulista. O streamer herdou os jogos que seriam exibidos pelo canal da FPF e Paulistão Play. Desse modo, a CazéTV terá um jogo por rodada, na primeira fase, dois jogos exclusivos (quartas e semifinal) e as duas partidas da final.

Na TV por assinatura e streaming, os responsáveis pela exibição são as plataformas da Warner Bros. Discovery. Assim, o Campeonato Paulista conta com jogos nos canais lineares da empresa – por meio do TNT – e no streaming, com o Max.

Já o Paulistão feminino permanece no canal da FPF. Na TV por assinatura, a Globo é a responsável pela competição, com as finais podendo ser exibidas na TV Globo. Além da empresa de mídia, as plataformas da Warner Bros. Discovery exibirão a competição.

O Campeonato Carioca, por sua vez, estará na TV aberta e no YouTube. A Band segue como a emissora oficial da competição em 2024, enquanto o canal Goat exibirá as suas partidas de forma gratuita e em âmbito nacional.

Copa do Nordeste

Também conhecida como Lampions League, a Copa do Nordeste seguirá com o SBT em 2024. A emissora fechou contrato com a CBF para exibir a competição até 2025. Na TV paga, os direitos pertencem à ESPN/Disney.

Além disso, a DAZN, plataforma pay-per-view, também será um dos canais que exibirão a Lampions League.

Campeonato Brasileiro

A principal competição nacional, o Brasileirão, segue na Globo. A empresa de mídia tem os direitos de exibição de todas as partidas até 2024, quando acaba o contrato atual fechado com os clubes.

A partir de 2025, passa a valer a Lei do Mandante, e os clubes poderão decidir – separadamente ou por meio de uma liga – com quem querem assinar contrato para transmissão dos jogos que acontecerem em seu estádio.

O Athletico Paranaense, que rompeu com a Globo, deve seguir com suas partidas, que são disputadas na Ligga Arena, na CazéTv. Atualmente, além do canal do streamer, o TNT e o aplicativo do clube transmitem as partidas.

Além disso, a Globo seguirá como o canal do Brasileirão feminino. A competição estará disponível na TV por assinatura, através do SporTV, e na TV aberta será transmitida apenas as finais. Como foi este ano, os jogos não transmitidos pela empresa devem ser exibidos pelos próprios clubes.

Copa do Brasil

A Globo seguirá na transmissão da Copa do Brasil até 2026. O acordo firmado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê exclusividade para a TV aberta, por assinatura e digital (ge). Além da emissora, a Amazon transmite a competição. Isso acontece por meio de acordo de sublicenciamento firmado entre as duas empresas.

Campeonatos Sul-americanos

Para as competições chanceladas pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), já existe definição prévia das transmissões. A Globo será, mais uma vez, a responsável pela exibição da Libertadores na TV aberta. A empresa fechou contrato para exibir a competição até 2026.

Assim como a empresa de mídia, a ESPN seguirá como exibidora da busca pela Glória Eterna. Em seus canais lineares e no Star+, os torcedores poderão acompanhar parte das partidas. O conglomerado da Disney transmitirá, ainda, a Conmebol Sul-americana e Conmebol Recopa Sul-americana. Além dessas, o Paramount+ mantém a transmissão das duas competições, com o mesmo pacote fechado até 2026.

A Sul-americana, contará, ainda, com o SBT como emissora oficial de transmissão na TV aberta. A Libertadores feminina, no entanto, ainda não teve seus canais definidos pela entidade.

UEFA Champions League

A UEFA Champions League, que já iniciou a temporada 23/24, terá dois canais principais. Na TV aberta, o SBT será de novo a emissora responsável por exibir os jogos. O canal de Silvio Santos detém uma partida por rodada.

Além disso, as plataformas do grupo Warner Bros. Discovery têm direitos para a exibição dos jogos do campeonato europeu. Será possível acompanhar as partidas por meio dos canais lineares (TNT e Space) e pelo streaming (HBO Max).

A Champions League feminina também será exibida pelos canais da Warner.

Eurocopa

A Globo e a CazéTV anunciaram acordos com a UEFA para exibir os jogos da Eurocopa em 2024. A emissora exibirá 26 partidas, sendo 25 delas exclusivos em sua plataforma. Desse modo, o SporTV irá exibir todos os jogos, junto com Globoplay e ge. Já a TV Globo terá em sua grade cinco partidas.

Já a CazéTV usou as redes sociais para divulgar a transmissão da Eurocopa 2024. É a primeira vez que a plataforma de Casimiro Miguel e da LiveMode exibe o torneio europeu de seleções.

Copa das Nações Africanas

A Band será o canal exclusivo para a exibição da Copa das Nações Africanas em 2024. A emissora adquiriu os direitos dos 52 jogos do campeonato que serão exibidos por meio da TV aberta, TV por assinatura e canais digitais, como o aplicativo Bandplay, site e canal no YouTube.

Copa São Paulo de Futebol Júnior

Conhecida como Copinha, a Copa São Paulo de futebol Júnior é um dos principais campeonatos voltados para o futebol de base. Neste caso, a competição será exibida pela CazéTV, de forma gratuita, e pelo SporTV, na gama de TV por assinatura. Além disso, os canais do Paulistão e Futebol Paulista também transmitirão algumas partidas.

Assim, a CazéTV será responsável pela exibição de 17 jogos, enquanto o canal da Globo terá o direito de transmitir 30. A competição iniciou nesta terça-feira, 2.

Jogos Olímpicos

Além do futebol, a maior celebração esportiva do mundo acontecerá em 2024. Os Jogos Olímpicos de Paris, marcados para começar em julho, serão exibidos, mais uma vez, pela Globo. A emissora promete ter 40 sinais disponíveis na TV aberta, por assinatura e Globoplay, além de 200 horas de conteúdo ao vivo na grade aberta.

No entanto, neste ano, um novo elemento entra no radar dos fãs de esporte. Pela primeira vez, um canal no YouTube transmitirá a Olímpiada. Dessa vez, o responsável será Casimiro Miguel, com a CazéTV.

NBA

A temporada 23/24 da National Basketball Association (NBA) também já começou. A empresa, que se define como plataforma de mídia, tem os jogos do principal campeonato de basquete do mundo disponíveis em diferentes meios.

A ESPN é o canal de TV por assinatura que detém a exclusividade dos jogos. No streaming, Amazon Prime Video e Star+ exibem uma parte dos jogos. Além disso, a liga tem disponível em sua plataforma própria, a NBA League Pass, todas as partidas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • MasterChef Brasil terá edição para confeiteiros em 2024

    MasterChef Brasil terá edição para confeiteiros em 2024

    Após dez anos no ar, competição culinária da Band terá novo formato, voltada aos especialistas em doces; temporada com cozinheiros amadores continua na grade

  • Instagram traz marketplace de criadores ao Brasil

    Instagram traz marketplace de criadores ao Brasil

    Recurso lançado em 2022, nos Estados Unidos, chega em oito novos países: Brasil, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e Índia