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Mídia

Em 13 anos, estatais investem R$ 16 bilhões

Entre os veículos nacionais, Grupo Globo foi o que mais recebeu verbas de empresas como Petrobras, Correios e Caixa


17 de dezembro de 2014 - 4h39

Estatais do governo federal investiram mais de R$ 15,7 bilhões em propaganda entre 2000 e 2013.

Entre as principais anunciantes está a Petrobras, que comprou R$ 4,6 bilhões em mídia no período analisado, em valores corrigidos pelo IGP-M, índice de preços da Fundação Getúlio Vargas. Hoje, a empresa é investigada por envolvimento em superfaturamento de obras, lavagem de dinheiro e esquemas de propinas para facilitar licitações.

A Caixa também estaria na lista dos maiores investidores, com uma verba total de R$ 4,5 bilhões. Na sequência aparecem o Banco do Brasil, com R$ 4,2 bilhões; Correios, com R$ 1,3 bilhões; BNDES, com R$ 517 milhões e outras empresas menores, com R$ 468 milhões.

Os números também indicam quais veículos foram os mais favorecidos (veja detalhes na tabela abaixo) pelas verbas da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Esses números são os primeiros dados divulgados pelo governo com detalhes desse tipo de investimento e foram adquiridos pela Folha de S.Paulo graças a uma ação movida pelo diário e pelo jornalista do UOL, Fernando Rodrigues.

Segundo o jornal, a Secom justificava o sigilo dos dados alegando que a divulgação de valores prejudicaria as estatais na negociação com os veículos. O Meio & Mensagem já havia revelado, em maio, o montante investido pela Secom em 2013: R$ 2,3 bilhões, um aumento de 7,3% em relação ao ano anterior. O valor divulgado por Meio & Mensagem contemplam os dados gerais de investimentos da Secom, que incluem as ações de comunicação do próprio governo e a publicidade das estatais, enquanto a matéria da Folha contabiliza somente os investimentos das empresas estatais. 

Veja os veículos de comunicação que mais receberam verbas do governo entre 2000 e 2013:

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Grupo Globo (Rádio Globo, Globosat, Editora Globo, Globo Comunicação e Participações e TV Globo) – R$ 5,22 bilhões
Record – R$ 1,3 bilhão
SBT – R$ 1,2 bilhão
Grupo Bandeirantes – R$ 1 bilhão
Grupo Abril (Editora Abril e Abril Comunicações) – R$ 523 milhões
RedeTV – R$ 303 milhões
Folha da Manhã (Folha de S.Paulo e Agora São Paulo)– R$ 206 milhões
Grupo Estado – R$ 188 milhões
Três Editorial – R$ 179 milhões
Valor Econômico – R$ 129 milhões
 

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