Está sem crédito? Ouça um comercial
Com jeito de promoção, serviço é uma das iniciativas da Vivo para se apresentar aos anunciantes como uma nova plataforma de mídia
Com jeito de promoção, serviço é uma das iniciativas da Vivo para se apresentar aos anunciantes como uma nova plataforma de mídia
Bárbara Sacchitiello
19 de abril de 2013 - 10h34
Líder no segmento de telefonia móvel no Brasil, a Vivo atualmente detém a fatia de 28,78% do mercado de celulares no País. Desse montante, mais de 80% é composto de aparelhos pré-pagos. E, embora a empresa não tenha estatísticas precisas a respeito disso, uma parte considerável desses aparelhos permanece, na maior parte do tempo, com pouco – ou nada – de crédito.
Ao interligar essa característica do usuário brasileiro de celular com as pretensões de sua nova área de advertisement e negócios, a Vivo teve a ideia de criar um serviço que, ao mesmo tempo, oferecesse uma bonificação aos seus assinantes e mostrasse ao mercado que ela pode ser uma nova opção de mídia.
Batizado de Chamada Patrocinada, o serviço não é uma completa novidade. “Fizemos um experimento dele em 2009, na base de Florianópolis, em uma escala muito pequena. Agora que iremos expandi-lo para os clientes de todo o Brasil”, conta Andreza Santana, gerente de mobile advertisement da Vivo.
A Chamada Patrocinada é acionada pelo próprio usuário. Quando estiver sem crédito, por exemplo, a pessoa pode entrar em contato com a Vivo (pelo número *4040), para ser direcionada a uma gravação que questiona se ela deseja efetuar uma “chamada patrocinada”. Caso opte pelo serviço, o usuário digitará o número para o qual deseja telefonar e, antes da ligação ser completada, ouvirá uma mensagem publicitária de 15 segundos. A partir daí, ele terá um minuto para falar, de graça. Cada assinante pode utilizar o serviço uma vez ao dia.
“Em muitos casos as pessoas têm necessidade fazer uma chamada, de entrar em contato com alguém e não conseguem concluir isso pela falta do crédito. Esse serviço, portanto, pode fazer toda a diferença em uma hora como essas”, exemplifica a gerente de advertisement. A executiva faz a ressalva de que não é preciso estar sem crédito para usar a Chamada Patrocinada: o serviço também está disponibilizado para todos os clientes Vivo, até mesmo para aqueles da base pós-paga.
Para o lado das marcas, a proposta oferece a chance de falar com uma enorme base de pessoas quando o propósito é passar uma mensagem objetiva. “Teremos o cuidado de planejar ações com marcas que possam passar mensagens relevantes aos consumidores. É possível, por exemplo, segmentar os anúncios, enviando aquela chamada somente para a base masculina ou feminina de assinantes”, ilustra ela.
O primeiro cliente da Chamada Patrocinada da Vivo é a Unilever, que aproveitará o serviço para promover a marca de amaciantes Fofo. Andreza revela que o projeto está sendo apresentado para as grandes agências e anunciantes do mercado. O público ficará sabendo da Chamada Patrocinada por meio de mensagens SMS, informações nas faturas e por outras ferramentas da base interna de comunicação da operadora.
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