Facebook: cinco novas regras de engajamento
Para Matt Wurst, VP da 360i, a guerra não é entre anunciantes, mas pela atenção do consumidor
Para Matt Wurst, VP da 360i, a guerra não é entre anunciantes, mas pela atenção do consumidor
Meio & Mensagem
30 de maio de 2014 - 2h12
Do ProXXIma
No simples ato de atualizar um algoritmo, o Facebook transformou o modo como marcas e agências planejam estratégias na mídia social.
A nova realidade do Facebook exige mudanças radicais, incluindo orçamento para mídia paga e um preparo para o tempo certo, em vez do tempo real. Em suma, a plataforma mostrou que agilidade e flexibilidade são essenciais para o futuro do nosso mercado, e as marcas precisam estar preparadas para movimentos rápidos, organizações inteligentes e receptivas e mudanças e evoluções.
A verdade é que não podemos abandonar o Facebook agora. A social media finalmente está atingindo a massa, e a rede de Mark Zuckerberg posicionou-se como o canal mais eficiente para alcançar consumidores com marketing social e mobile – ainda mais agora que a plataforma é capaz de segmentar conteúdo por demográficos, geografia e grupos de interesse.
Portanto, fique atento às novas regras de engajamento no Facebook:
1. Conheça seu target: as pessoas ainda importam, não os fãs
Era uma vez quando conseguir 1 milhão de fãs no Facebook era o objetivo de toda marca. Mas, isso mudou quando os anunciantes perceberam que a qualidade é mais importante do que a quantidade.
Por isso, ainda é válida a regra de entregar experiências relevantes para o público. Porém, conheça sua audiência e saiba o que é inspirador para ela. Saber o que motiva as pessoas resulta em melhores experiências e em investimentos mais inteligentes na amplificação da mídia paga.
2. Planeje junto
No atual cenário, as marcas não conseguem ter sucesso no Facebook se não integrarem posts pagos e estratégia de conteúdo. Essa segunda regra de engajamento guia os anunciantes para o melhor conteúdo e também ajuda a maximizar o uso da segmentação avançada oferecida pela rede social.
Não é necessário ignorar os posts orgânicos, pelo contrário: use-os para testar a criatividade e ampliar o que funciona para uma audiência maior e estrategicamente segmentada.
3. Adapte: dê um upgrade no conteúdo social
A terceira regra de engajamento é que a qualidade do conteúdo ainda é o melhor jeito de atrair views, cliques e compartilhamentos. É cada vez mais importante que as marcas utilizem dados e inteligência para investir em experiências criativas e de qualidade.
Para entregar um conteúdo melhor, é preciso integrar criativos habilidosos e mídia paga na prática de gerenciamento da comunidade.
4. Construa uma aliança: acione influenciadores
A quarta regra é que ainda existe poder na mídia orgânica, e ela pode ser canalizada por meio de influenciadores. Eles são vitais para ganhar atenção e construir audiência. E podem vir em várias formas, de jornalistas e blogueiros a criadores de conteúdo. Ter uma lista de aliados para sua marca pode significar muito para sua marca, além de contribuir com a co-criação e distribuição de conteúdo.
5. Atualize o modelo do mix de mídia
As marcas não podem mais investir em uma estratégia de social marketing sem considerar uma estratégia que a espelhe. Entender o valor do comentário e do compartilhamento, e não só dos cliques, gera um ROI muito mais significativo. E isso leva a última regra de engajamento: o mix certo de mídia vai depender de fatores chave.
Considerar o papel e o valor da mídia não-paga nesse mix de marketing será fundamental para avançar no mercado e mover o universo dos anunciantes.
O Facebook mudou e não podemos voltar atrás. Mas essa é uma oportunidade e chance para inovar nossa abordagem em social marketing. Esse novo cenário é repleto de oportunidades estratégicas e criativas para anunciantes. Com essas regras, qualquer marca pode voltar à arena para lutar pela atenção do consumidor.
Por Matt Wurst, vice-presidente da agência digital 360i
Para o Advertising Age
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