Facebook quer acabar com “caça-cliques”

Buscar

Facebook quer acabar com “caça-cliques”

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook quer acabar com “caça-cliques”

Rede social anuncia medidas para reduzir o alcance de posts que induzam os cliques dos usuários


25 de agosto de 2014 - 5h28

O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 25, que está fazendo uma revisão em seu algoritmo a fim de qualificar o conteúdo que as pessoas visualizam em suas timelines. De acordo com a rede social, essa qualificação das ferramentas tem como objetivo reduzir o alcance dos posts conhecidos como “caça-cliques”, que tentar atrair o público pela curiosidade ou mistério em torno de alguns assuntos.

De acordo com a própria rede social, foi detectado que muitas dessas mensagem não trazem um conteúdo interessante aos leitores, mas que, pela abordagem utilizada acabam ganhando cliques. Posts com chamadas como “Você não vai acreditar no que verá nesse vídeo” ou “Clique aqui para descobrir quem é a celebridade na foto” podem ter, nos próximos dias, seu alcance reduzido pela rede social.

Por enquanto, o Facebook pretende estudar o comportamento dos usuários diante desse tipo de link, sobretudo o tempo gasto no conteúdo clicado e a interação com aquele conteúdo. Se for constatado que a maior parte das pessoas clica nesse tipo de manchete apenas por curiosidade e pouco se engaja com o conteúdo, aquele publisher – ou perfil que o postou – terá seu alcance reduzido.

Segundo o Facebook, um levantamento feito com os usuários apontou que 80% das pessoas preferem ver em seu feed notícias e manchetes claras, que as permitam decidir se realmente desejam clicar naquele conteúdo.  

wraps

Links e fotos
Outra medida anunciada pelo Facebook diz respeito à publicação de fotos e links. Muitos publishers preferem destacar suas notícias com uma foto, em tamanho maior, inserindo o link daquele conteúdo como uma legenda da imagem. De acordo com a rede social, esse tipo de post tende a atrair menos o interesse dos leitores, que preferem ver o link publicado diretamente na timeline pelo fato dele expor o título e as primeiras linhas do conteúdo, o que facilita a identificação do assunto abordado.

A rede social aconselha os publishers e usuários a darem preferência à publicação direta do link em suas páginas. Para isso, o Facebook diz que vem trabalhando para oferecer formatos mais atrativos de visualização dos links postados.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CazéTV garante dez patrocinadores para Jogos Olímpicos

    CazéTV garante dez patrocinadores para Jogos Olímpicos

    Corona, Vivo e Volkswagen são algumas das marcas que ocupam a cota máster; canal ainda tem negociações em andamento

  • Como o G1 usa passatempos para tentar engajar e atrair a audiência

    Como o G1 usa passatempos para tentar engajar e atrair a audiência

    Portal de notícias quer trabalhar os jogos como porta de entrada para as pessoas ampliarem o tempo conectadas e consumirem outros tipos de conteúdo