Mídia

Folha acusa OpenAI de concorrência desleal

Em ação judicial, jornal alega que dona do ChatGPT usa seu conteúdo para treinar IA e burla paywall

i 22 de agosto de 2025 - 19h24

À exemplo de jornais americanos, a Folha de São Paulo entrou com uma ação judicial contra a OpenAI por usar seu conteúdo sem autorização ou pagamento.

Folha de São Paulo

Veículo tentou acordo com a OpenAI antes de entrar com a ação (Crédito: Nelson Almeida/Getty Images)

A empresa pede indenização por tal uso indevido e que a OpenAI encerre essas práticas. Da mesma forma, a Folha exige que a OpenAI delete os modelos treinados a partir de seu conteúdo.

O jornal afirma que empresa dona do ChatGPT faz uso de artigos e reportagens para treinar seus modelos e reproduz matérias na íntegra para os usuários. Segundo o veículo, o UOL é um dos principais domínios usados para treinamento do ChatGPT.

Conforme a Folha, essas medidas resultam em concorrência desleal, pois desviam os clientes do site onde está o conteúdo original. Além disso, o jornal acusa a OpenAI de driblar mecanismos da Folha para impedir o acesso de conteúdos exclusivos para assinantes.

O veículo afirma que, em julho, o jornal registrou 45 mil acessos a seu site por GPT bots, cuja finalidade é o treinamento de modelos da OpenAI.

O jornal diz que tentou um acordo com a empresa em 2024, mas não recebeu mais respostas da outra parte. Assim, optou por entrar com a ação.