Assinar

Globo News investe em “coragem de perguntar”

Buscar

Globo News investe em “coragem de perguntar”

Buscar
Publicidade
Mídia

Globo News investe em “coragem de perguntar”

Diálogos com Mario Sergio Conti, programa de entrevista com meia hora de duração, estreia no dia 10. Atração movimenta grade


21 de abril de 2014 - 12h46

O jornalista Mario Sergio Conti, que foi apresentador do Roda Viva (Cultura) por dois anos, volta à TV com um programa semanal de entrevistas ao vivo na Globo News a partir do dia 10 de abril. A novidade é uma aposta do canal em um formato mais comum nas TVs inglesa e americana, com perguntas certeiras e, muitas vezes, incômodas. Diálogos com Mario Sergio Conti difere de um talk show porque a essência é o jornalismo. Não haverá show, nem a sensação de que entrevistado e entrevistador são velhos amigos. É assim que a atração é descrita. “O Brasil não tem a tradição das perguntas difíceis. Isso é mais comum nos programas ingleses. Mas é fundamental ter alguém com coragem de perguntar”, afirma Eugênia Moreyra, diretora da Globo News.

O programa, sempre às quintas, às 23h, terá um entrevistado por edição. Não será necessariamente uma pessoa famosa. O objetivo é levar à TV um personagem do noticiário da semana, seja um político, um empresário, um artista ou modelo. "É o cara que está gerando notícias. Quem comanda é a notícia", reforça Conti, autor do livro Notícias do Planalto. A intenção é evitar entrevistar “sempre as mesmas pessoas”. Conti reconhece que pode ouvir negativas em função de seu perfil. Mas receber “não” para entrevistas é algo que, sublinha, todo jornalista vivencia.

Para ele, há duas vertentes em um programa de entrevistas. Um ele qualifica de “sala de estar”, mais ameno, consagrado na TV brasileira. Outro é de jornalismo para valer, como classifica. “Quem me conhece, sabe que tenho um coração de pedra”, diz. “Mas não vou bater boca. Farei jornalismo”. Uma chamada da nova atração dá o tom do estilo que Conti irá imprimir. Ele surge com perguntas como “Você já matou alguém?”. O jornalista admira o trabalho do inglês Piers Morgan, apesar de observar que, às vezes, ele é um pouco briguento. E elogia o equilíbrio exibido por William Bonner quando o Jornal Nacional fez uma rodada de entrevistas com os presidenciáveis na última eleição.

Segundo Eugênia, Diálogos tem a ver com o momento do canal, que está investindo no “ao vivo”. Nesse modelo, a Globo News tem o Entre Aspas. Esse programa, aliás, abre espaço para o Diálogos. Ele entrava com duas edições na semana e passará a ter apenas uma. A grade da emissora passa, assim, por uma mudança. As entrevistas de Conti vão ao ar, ao vivo, toda noite de quinta-feira. Terá três reprises na sexta-feira (7h30, 12h30 e 17h30) e uma no sábado, em horário nobre ainda não divulgado. A quinta-feira foi escolhida para ser o dia do programa pela movimentação do noticiário – com isso, já se detecta um importante personagem da semana.

Ainda sobre o “ao vivo”, Eugênia comenta que, pela condição, é sabido que erros vão surgir. Mas a diretora da Globo News não encara isso como um problema. Tampouco se preocupa em pautar a nova atração pela audiência. “Tenho confiança que o programa já emplacou. Este é um ano interessante para o jornalismo, com Copa e eleições. Estamos mexendo no nosso modelo de cobertura e estamos nos preparando para sermos mais ao vivo”, conta.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro

  • CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix