Jornais de Pernambuco investem em inovação
Diário de Pernambuco cria a "superedição de fim de semana", enquanto Sistema Jornal do Commercio aposta em núcleo de branded content
Diário de Pernambuco cria a "superedição de fim de semana", enquanto Sistema Jornal do Commercio aposta em núcleo de branded content
Teresa Levin e Teresa Levin
4 de outubro de 2016 - 12h00
O mercado de jornais pernambucano registra ações inovadoras em dois de seus principais grupos de mídia. Há 190 anos no mercado, o Diário de Pernambuco aposta agora em uma “superedição” que circula aos sábados desde o começo de setembro, unindo o que antes eram as edições de sábado e domingo. Já o Sistema Jornal do Commercio, que inclui duas emissoras de TV, seis de rádio, um jornal e um portal de conteúdo, investiu na criação de um núcleo de branded content, o JC360, apresentado ao mercado no último dia 29, em Recife.
“O núcleo funciona completamente a parte das redações dos nossos veículos. Nossa equipe idealiza projetos customizados junto com o cliente e desenvolve o conteúdo na medida necessária”, explica Fernando Carvalho, editor-chefe do JC360. Ele acrescenta que, a partir daí, é definida a estratégia que será utilizada, assim como a distribuição do conteúdo customizado. “Depois medimos e otimizamos o desempenho do que produzimos”, fala. O núcleo JC360 foi criado com o objetivo de ajudar as marcas a dialogarem da melhor forma com as pessoas. Para isso, ele conta com uma equipe de 17 profissionais, entre jornalistas, publicitários, designers, produtores de eventos, profissionais de inteligência de mercado e marketing, além de fotógrafo e editor de vídeo. Chevrolet, Netflix e Teacher’s estão entre as marcas que já tiveram trabalhos desenvolvidos por este núcleo antes mesmo de seu lançamento.
Já o Diário de Pernambuco optou por investir em uma grade edição aos sábados, a chamada “superedicão de fim de semana”, deixando de colocar no mercado o jornal aos domingos. “Ela é uma fusão do sábado e do domingo, sendo que neste dia temos um complemento de atualização no digital”, explica Maurício Rands, vice-presidente do Diário de Pernambuco. O novo formato chegou ao mercado no começo do mês e, segundo Rands, tem gerado um retorno positivo. “As pessoas estão comentando que o jornal está com matérias mais elaboradas que levam a mantê-lo por mais tempo, inclusive entrando pela semana”, informa. A “superedição” conta com cinco cadernos, além de novos segmentos com colunistas exclusivos, análises e reportagens especiais. A novidade está sendo divulgada no mercado pernambucano através de uma campanha assinada pela Aporte Comunicação.
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