Jornais em baixa entre eleitores nos EUA
Pesquisa revela declínio de todas as mídias como fonte de informação, menos da web
Pesquisa revela declínio de todas as mídias como fonte de informação, menos da web
Meio & Mensagem
8 de fevereiro de 2012 - 11h27
Enquanto os republicanos disputam as primárias para definir o candidato que concorre com o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais deste ano, eleitores norte-americanos procuram cada vez menos os jornais como fontes de informação a respeito das campanhas: apenas um em cada cinco eleitores utiliza os jornais como fontes de informação a respeito da disputa presidencial. Jornais são os veículos com o menor desempenho na preferência do eleitorado norte-americano, segundo dados publicados nessa terça-feira, dia 7, pelo instituto Pew Research Center.
De acordo com a pesquisa, a TV a cabo lidera a preferência dos norte-americanos como fonte de informação noticiosa a respeito da campanha presidencial, com 35%. Logo abaixo, situam-se as emissoras locais de TV (32%). Emissoras em rede e Internet têm, respectivamente, 26% e 25%. Todos os veículos tiveram queda na preferência do eleitorado, exceto a internet, que subiu um ponto percentual, se comparadas as campanhas de 2008 e deste ano (veja quadros abaixo). O instituto acredita que o declínio está relacionado ao fato de que, neste momento, apenas um partido realiza as primárias, portanto o interesse público tem sido menor que nos anos anteriores, quando tanto republicanos quanto democratas disputaram internamente a escolha de seus candidatos.
Entre os usuários de internet, a preferência de fontes de informação se concentra nos sites de companhias de mídia tradicional, sejam de impresso, TV ou rádio (52%). Aqueles que utilizaram fontes exclusivas da internet somam 36%. O Facebook foi utilizado por 20%, o Youtube, 15% e o Twitter apenas por 5% dos usuários de internet. CNN (24%), Yahoo (22%) e Google (13%) lideram a preferência dos eleitores conectados. Sites e blogs reconhecidos pela sua cobertura e atuação política, Huffington Post e Drudge Report tiveram apenas 2% cada.
Para a pesquisa, o Pew Research Center entrevistou 1.507 eleitores adultos em todo o território nacional entre os dias 4 e 8 de janeiro.
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