Assinar

Murdoch pode voltar a depor no parlamento

Buscar

Murdoch pode voltar a depor no parlamento

Buscar
Publicidade
Mídia

Murdoch pode voltar a depor no parlamento

Comentário do magnata sobre propina a autoridades chamou a atenção de deputados e de investigadores de polícia


10 de julho de 2013 - 3h12

Dois anos após o escândalo envolvendo o jornal News of the World, Rupert Murdoch deve voltar a depor diante de uma comissão parlamentar de inquérito britânica. Os deputados querem detalhes do empresário sobre declaração recentemente a respeito de pagamento de propinas de jornalistas a autoridades. Pelo mesmo motivo, virou alvo de uma investigação policial.

O caso remonta a uma conversa ocorrida em março entre o magnata e cerca de 20 profissionais da redação do The Sun, parte de seu grupo de jornais impressos. Alguns daqueles jornalistas chegaram a ser detidos no início do ano, acusados de oferecer propina a autoridades em troca de informações. Na reunião de março, questionado se essa prática era uma herança da profissão e, portanto, muito anterior ao caso em si, Murdoch disse que sim: “Estamos falando de pagamentos por dicas de informações de policiais. Com certeza, isso é feito há séculos. Vocês não instigaram isso.” Em outro momento da reunião, Murdoch disse que não tinha “conhecimento de nada ou de ninguém que tenha feito algo que já não fosse comum à cultura da rua Fleet”, em referência à via londrina que foi sede da imprensa britânica por décadas.

As conversas foram reveladas pelo portal de reportagem investigativa Exaro News, que teve acesso a uma gravação da reunião. As fitas foram exigidas pela polícia britânica nessa terça-feira, 9, para inclui-las no mesmo caso que chegou a prender profissionais do The Sun. Também motivaram o convidte do parlamento britânico, para que o empresário retornasse à comissão de cultura, mídia e esportes.

A News Corp disse, por meio de nota, que apesar dos trechos gravados na conversa, Murdoch não tem conhecimento de mais casos dessa prática em seus jornais além do que já foi apurado pela polícia em relação ao The Sun. Em outro comunicado, disse que o executivo “agradece a oportunidade de retornar à comissão e responder às suas perguntas. Ele está ansioso para esclarecer distorções o mais breve possível”. A audiência de Murdoch no parlamento deve ser marcada para depois de setembro. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também