Net sera controlada pela Telmex/Embratel
Decisão da Anatel prevê que capital das Organizações Globo na operadora seja reduzido para 33,56%
Decisão da Anatel prevê que capital das Organizações Globo na operadora seja reduzido para 33,56%
Padrão do site
27 de janeiro de 2012 - 1h32
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira, 26, a anuência prévia da transferência de controle da Net. São acionistas da Net, atualmente, a Embratel (62,2% de participação no capital), Embratel Participações (15,5%), GB Empreendimentos e Participações, da Globo (17%), Globo Comunicação e Participação (3,5%) e outros acionistas (1,8%). Com a decisão da agência, as empresas controladas pela Telmex (Embratel), do empresário mexicano Carlos Slim, passam a deter o controle da Net.
Para que a anuência prévia fosse dada, a Anatel impôs duas condições: que a Net resolva questões fiscais pendentes e que a Globo deixe de ter influência na gestão da operadora. Essas condicionantes estavam previstas na Lei 12485/11, que abriu o mercado de TV paga e proíbe o controle de uma operadora por empresas radiodifusoras, programadoras ou produtoras de conteúdo. A Globo, no entanto, continuaria com direito de veto e também poderá indicar membros do conselho de administração (são, ao todo, 11 integrantes).
A Globo, atualmente, tem direito de indicar seis integrantes do conselho e esse direito seria reduzido a apenas dois integrantes. Já a Telmex, que tinha direito de eleger cinco integrantes, adquire o direito de indicar nove integrantes do conselho. A Globo também perde o direito de dois diretores da Net, do total de três, que passam a ser totalmente indicados pela Telmex.
Essas mudanças podem ser uma boa notícia para a Fox Sports, que enfrenta a oposição da Net para entrar no line-up da distribuidora. Extraoficialmente, a Globosat (proprietária dos canais SporTV, entre outros), pressiona a Net para que a empresa não permita que a Fox use o Speed Channel para exibir conteúdo do Fox Sports. Com a alteração societária da Net, a Globo e, por etapa, a Globosat, deixaria, na teoria, de ter ingerência na Net e, portanto, abriria caminho para a Fox, finalmente, oferecer o conteúdo do Fox Sports no Speed ou FX. Durante a apresentação do time do canal, na última segunda-feira, 23, em São Paulo (SP), o presidente da Fox International Channels para a América Latina, Carlos Martinez, chegou a comentar que o acordo entre a Fox e a Net aconteceria porque a operadora era uma empresa Telmex. Provavelmente, a Fox já fechou com a Via Embratel (outra operadora de TV paga da Telmex, que opera satélite) e não seria difícil, portanto, negociar também com a Net (que opera cabo), agora sim uma empresa Telmex.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix