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Mídia

O futuro do Huffington Post sem Arianna Huffington

Fundadora sai da companhia para criar uma nova empresa chamada Thrive Global


12 de agosto de 2016 - 13h32

(*) Por Jeremy Barr, do Advertising Age

É difícil imaginar o Huffington Post sem Ariana Huffington, empresária grega que co-fundou o site em 2005 e que é, em quase todos os aspectos, a encarnação da publicação. Nesta quinta-feira, 11, foi anunciado que Ariana deixará seu cargo de editora-chefe para se dedicar a sua nova companhia, focada em bem-estar, a Thrive Global.

“É uma decisão muito difícil, porém inevitável, considerando meu comprometimento em construir a Thrive de modo que ela se torne uma companhia que consiga impactar o modo como trabalhamos e vivemos”, Ariana escreveu em comunicado a seus funcionários, posteriormente fornecido ao Ad Age. “Construir algo do zero não se torna mais fácil na segunda vez. Só há uma maneira de fazer isso: atenção total e com todo seu coração”, disse.

Em junho de 2015, quando foi anunciado que a Verizon compraria a AOL, companhia parceira do Huffington Post, houve rumores do futuro da editora-chefe na empresa. Ao renovar o contrato até 2019, os rumores pareceram se dissipar.

O final de ciclo da empresária Huffington chega em um interessante momento para a empresa. Um dos executivos-chefe, Roy Sekoff, também deixou a empresa no final do ano passado. Sekoff, que acompanhou o crescimento do site desde seu início, era visto como o braço direito da empresária.

Em agosto de 2015, o Huffington Post ganhou um novo CEO: Jared Grusd, ex-executivo do Spotify. Contudo ele é muito menos midiático do que outros executivos de mídia, como Mark Thompson, executivo-chefe do New York Times, ou Jim Bankoff, da Vox Media. Enquanto Grusd fica encarregado dos negócios, a Huffington ainda é a vitrine, a administradora do site. Quando ela sair, as mudanças começarão e talvez Grusd ganhe os holofotes.

Mesmo considerando que o tráfego não é o determinante na saúde de uma empresa de mídia, é visível que o Huffington Post não está mais nos níveis aos quais chegou um dia. Em junho de 2016, por exemplo, o site registrou 75 milhões de visitantes-multiplataforma únicos nos EUA. O número havia sido de 92 milhões no mesmo mês de 2015.

Em junho deste ano, a Bloomberg comunicou que a empresária Huffington estava para lançar uma nova empreitada de mídia vinculada ao seu livro, Thrive. A obra advogada pelo equilíbrio entre trabalho e vida, além de muitas horas de sono. O plano inicial da editora-chefe era continuar liderando o Huffington Post enquanto tocava os primeiros passos da nova aventura midiática, o que não aconteceu.

Quando questionado sobre o novo projeto da editora-chefe, a assessoria do Huffington Post declarou à Ad Age, em junho, que “a Arianna não fará nenhum comunicado à imprensa até o lançamento do projeto”.

Nesta quinta, paralelamente, a Thrive Global foi oficialmente anunciada. “Thrive Global é uma plataforma de bem-estar e de produção para corporações e consumidores”, de acordo com o release para a imprensa. “Ela proverá treinamentos, seminários, cursos online, coaching e suporte. Tudo isso baseado nas mais recentes descobertas científicas de especialistas na área de neurociência, psicologia, produtividade, esportes e sono. O objetivo da Thrive Global é extremamente prática e baseado em micro-passos para que as pessoas consigam colocar em prática o que é realmente bom para elas.

Kenneth Lerer, um dos cofundadores do Huffington Post, é sócio na Lerer Hippeau Ventures, que liderou a série A do round de financiamento da Thrive Global.

Tradução : Karina Balan Julio

 

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