O Tumblr pode viver sem anúncios?
Com mais de 50 milhões de blogs criados pelos usuários, rede social acredita em modelos alternativos para monetização
Com mais de 50 milhões de blogs criados pelos usuários, rede social acredita em modelos alternativos para monetização
Meio & Mensagem
12 de abril de 2012 - 11h26
Essa até pode ser a semana do Instagram, mas quem vem se destacando no mês de abril é o Tumblr. Nessa quarta-feira, 11, a rede social anunciou uma parceria com a empresa Spotify. Há algumas semanas, foram divulgados números surpreendentes que ressaltam seu potencial: já são 20 bilhões de mensagens em 50 milhões de blogs – muitos dos quais pertencentes à marcas e veículos, que vem descobrindo o Tumblr como um potencial canal de contato com os espectadores e audiência.
Ainda sem um modelo de negócio definido, a rede apresentou em fevereiro um primeiro plano para tentar monetizar sua enorme audiência. Na ocasião, o Tumblr lançou a opção das mensagens destacadas, na qual os usuários cadastrados podem pagar US$ 1 para dar uma maior visibilidade aos seus posts.
A comercialização de espaços publicitários – que é o mais tradicional modelo adotado pelas redes sociais – ainda é vista com ressalva pela direção do Tumblr. Em 2010, o CEO da rede de blogs, David Karp, disse em entrevista ao Los Angeles Times que tinha aversão ao modelo de vendas de anúncios. Na semana que vem, ele deverá discursar sobre as possíveis alternativas para fugir dessa estratégia comercial durante a conferência Digital Ad Age, promovida pela publicação Advertising Age, nos Estados Unidos.
David Karp ressaltou que pretende apresentar novas maneiras para que os usuários consigam promover suas próprias ideias – e até mesmo marcas – dentro do Tumblr – em um modelo que difere da tradicional compra de espaços de anúncios. Segundo ele, a opção das mensagens destacadas foi o começo de uma série de projetos que pretendem ressaltar o quanto o Tumblr pode beneficiar os próprios usuários, privilegiando-os, em um primeiro momento, em vez de colocar os anunciantes como foco das estratégias.
Com informações do Advertising Age.
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