Os desafios e desigualdades dos influenciadores das favelas
Pesquisa realizada pela Digital Favela em parceira com o YouPix e apresentada na Expo Favela aponta que creators de comunidades são menos remunerados
Os desafios e desigualdades dos influenciadores das favelas
BuscarOs desafios e desigualdades dos influenciadores das favelas
BuscarPesquisa realizada pela Digital Favela em parceira com o YouPix e apresentada na Expo Favela aponta que creators de comunidades são menos remunerados
Meio & Mensagem
1 de dezembro de 2023 - 18h56
Nove entre dez criadores de conteúdo que moram em favelas acreditam que são menos remunerados pelas empresas do que creators que vivem em regiões fora de comunidades.
Esse foi um dos insights revelados pela pesquisa “Creators de Favela”, apresentada nesta sexta-feira, 1, na Expo Favela Innovation Brasil.
O estudo foi realizado pela Digital Favela em parceria com o Data Favela e o Youpix com a proposta de traçar um panorama dos criadores de conteúdo que vivem e produzem em comunidades.
São poucos, contudo, que conseguem sobreviver apenas com essa atividade. Segundo a pesquisa, apenas 20% dos criadores de conteúdo de favelas conseguem ter a produção digital como sua principal fonte de renda.
A maioria (71%) diz que uma parte da sua renda vem da atividade como influenciador, mas não a principal. E, 68% desses criadores de comunidades avaliam que o retorno financeiro obtido com esse trabalho é ruim.
Outro ponto apontado pela pesquisa é que, em comparação com outros criadores de conteúdo, os creators de favela consideram, em sua maioria (64%), que tem mais dificuldades para se aproximar de marcas e parceiros.
Ainda, 58% deles dizem que enfrentam obstáculos para ampliar seus canais dentro das plataformas. E oito em cada dez creators responderam que já aceitaram ou aceitariam fazer um trabalho para uma marca ou empresa ainda que fosse pelo valor abaixo do pedido.
O estudo também mostrou a importância da comunidade para o trabalho desses criadores. Para 39% deles, as empresas e empreendedores da própria favela são seus principais parceiros de trabalho; 25% dizem que conseguem encontrar oportunidades fora das comunidades e apenas 12% dizem que fazem trabalhos com grandes empresas e multinacionais.
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro