Mídia
Pan de Toronto gera baixo engajamento
Competição rendeu pouco mais de 137 mil impressões no Twitter e no Instagram em 17 dias
Competição rendeu pouco mais de 137 mil impressões no Twitter e no Instagram em 17 dias
Bárbara Sacchitiello
3 de agosto de 2015 - 10h52
Os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que terminaram na semana passada, não conseguiram causar grande engajamento em mídias sociais por parte dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela agência Ag2 Nurum, em parceria com o Scup, durante os 17 dias do evento foram contabilizadas 137.330 impressões no Twitter e no Instagram com alguma menção à competição esportiva (como as hashtags #Toronto2015, #PanAm2015, #BrasilnoPan e #JogosPanAmericanos).
Essa quantidade é pequena quando comparada a programas como o MasterChef, da Band, cujos episódios chegam a gerar mais de 300 mil menções no Twitter em um único dia. “O Pan não conseguiu emplacar uma estratégia televisiva de explorar o Twitter como segunda tela. Vários fatores, como a falta de espaço na mídia e as transmissões limitadas dos jogos contribuíram para isso”, analisa Raquel Recuero, pesquisadora e consultora de mídias sociais da AG2 Nurum. O Pan foi exibido pela Record na TV Aberta e pelo SporTV, na fechada.
Entre o público engajado no torneio, a natação foi a modalidade mais comentada, seguida do futebol e do judô. Já entre os atletas, a pequena ginasta Flavia Saraiva, que conquistou a medalha de bronze na competição, parece ter caído nas graças da torcida e foi a campeã em número de comentários. Em segundo lugar, ficou o nadador Thiago Pereira, que se tornou o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos. O bronze das redes sociais foi para o ginasta Arthur Zanetti, que conquistou mais uma medalha de ouro com sua apresentação nas argolas.
Compartilhe
Veja também
Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025
Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos
Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil
Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos