Posse de tablets dobra em um ano nos EUA
Pesquisa aponta que metade dos norte-americanos tem dispositivos móveis conectados; consumo de noticiário se destaca entre as atividades, afirma estudo
Pesquisa aponta que metade dos norte-americanos tem dispositivos móveis conectados; consumo de noticiário se destaca entre as atividades, afirma estudo
Meio & Mensagem
10 de outubro de 2012 - 10h05
Pesquisa do Pew Research Center’s Project for Excellence in Journalism (PEJ), com colaboração com The Economist Group, aponta que metade dos norte-americanos tem tablets e smartphones. Entre os entrevistados, a posse de tablets dobrou nos últimos anos, chegando a 22%.
Entre as atividades mais executadas nos tablets estão enviar e receber email (65% semanalmente, 44% diariamente), ler notícias (64% semanalmente, 37% diariamente), jogos (60% semanalmente, 34% diariamente), usar redes sociais (56% semanalmente, 34% diariamente), ler livros (43% semanalmente, 18% diariamente), assistir a filmes (38% semanalmente, 12% diariamente); compras (36% semanalmente, 7% diariamente) e ler revistas (22% semanalmente, 6% diariamente).
De acordo com a pesquisa, a posse de dispositivos móveis, sejam eles tablets ou smartphones, potencializou o consumo de noticiário. Para 31% dos entrevistados, o mobile os faz gastar mais tempo com leitura de noticiário, para também 31% dos respondentes, os dispositivos permitem novas fontes de informação.
O relatório da pesquisa afirma que “tomados em conjunto, os dados revelam que, apesar da gama de atividades que os dispositivos móveis oferecem, os proprietários ainda são muito atraídos para o consumo de noticiário. Além disso, há um grupo considerável para quem o uso de dispositivos móveis ampliou e fortaleceu a experiência com conteúdo informativo”.
Em termos de assinatura de serviços de noticias online, 33% afirma que o uso de tablets estimulou novas assinaturas, enquanto 27% diz que as assinaturas digitais substituíram as versões impressas.
A publicidade digital em tablets também foi pesquisada pelo Pew Center. De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados notam os anúncios veiculados em tablets e 50%, nos smartphones. Do total de respondentes, 14% afirma que clica nos anúncios (em smartphones a taxa é menor, de 12%) e apenas 7% realiza alguma compra a partir dos anúncios (em smartphones, 6%).
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