Assinar

“No wi-fi tudo vira métrica”, diz CRO da Comscore

Buscar

“No wi-fi tudo vira métrica”, diz CRO da Comscore

Buscar
Publicidade
Mídia

“No wi-fi tudo vira métrica”, diz CRO da Comscore

Josh Chasin trabalha há 30 anos na área de pesquisa, o executivo considera que tudo pode ser mensurado na era da internet das coisas


25 de abril de 2016 - 17h23

O americano Josh Chasin, atual chief research office da Comscore atua no mercado de métricas há mais de 30 anos. Trabalhou em empresas como Nielsen e criou algumas startups de pesquisa como a Simmons Research e a Northstar. Está na Comscore desde 2007, ano em que foi contratado para prestar consultoria, desde então, compõe o alto escalão da empresa.

chasin

Josh Chasin

Chasin esteve presente, na semana passada, no i-Com Global Summit, evento de marketing digital que ocorreu em Sevilha, na Espanha, em sua palestra comentou o desafio da medição multimídia e, em entrevista ao Meio & Mensagem, falou sobre as atuais mudanças no mercado de pesquisa e as perspectivas para o futuro das empresas que trabalham com métricas.

“A grande questão dos tempos atuais do mercado não é somente quantos assistem, mas quem está assistindo”

Meio & Mensagem – Você tem experiência na medição de audiência de TV, rádio, jornal, revista e, agora, internet, com tantas mudanças em curso, como você definiria o atual momento do mercado?
Josh Chasin – Nos Estados Unidos, o atual desafio é juntar as medições e passar a fazer algo mais eficiente. Temos boas empresas que fazem medição de meios tradicionais e também temos companhias que fazem de internet e outras plataformas. O que os clientes esperam agora, no entanto, é que exista a capacidade de juntar essas informações e as informações geradas sejam precisas. A grande questão dos tempos atuais do mercado não é somente quantos assistem, mas quem está assistindo, o que está assistindo e como está assistindo. Essa complexidade precisa ser transformada em um serviço que faça sentido.

Por que você coloca o tema como um desafio, o que ainda são barreiras no mercado, tecnologia ou cultura?
É uma questão de como fazer. Tecnologia nós temos, além do que, demanda e necessidade do mercado já existe. A questão é como fazer que essas ferramentas forneçam insights interessantes. Se pararmos para pensar, são muitas informações que um cliente recebe hoje e o que eu coloco como um grande desafio é como selecionar e escolher o que de fato interessa, aquilo que é importante em meio a tanta informação e o que vai ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Qual o desafio atual da Comscore?
Conseguimos criar um painel de internet robusto principalmente considerando o acesso via desktop. Agora, no entanto, nos deparamos com uma situação em que o mobile passa a ser cada vez mais importante. Em que o acesso via aplicativos só cresce. Temos também os tablets que, mesmo em menor proporção, são uma fonte importante de acesso. Neste contexto, precisamos de ferramentas e formas cada vez mais eficientes de rastrear esses devices e é nosso esforço atual. Não exista algo hoje, que tenha acesso à internet que não seja possível de medir. O mercado tem tecnologia suficiente para mensurar informações de qualquer device que esteja ligado a uma rede wi-fi. Seja um tablet, um celular ou até mesmo um refrigerador a medição é possível.

Publicidade

Compartilhe

Veja também