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Time Out Londres agora é grátis

Revista sobre eventos e atividades culturais passa a ser distribuída sem custos e espera aumento de circulação


2 de agosto de 2012 - 11h16

A revista Time Out – conhecida em várias capitais como sinônimo de agenda cultural e gastronômica – abandona a cobrança dos exemplares em Londres, onde fica sua sede e principal título. Atualmente, os leitores semanais da revista pagam £ 3,25 (o equivalente a R$ 10,35). Com a medida o The Time Out Group Limited espera alcançar 300 mil exemplares de circulação, contra os atuais 55 mil. As edições serão distribuídas em estações de metrô, à moda do que acontece com pelo menos uma dezena de jornais na capital inglesa. A expectativa é que a receita publicitária compense as perdas em circulação paga.

Os principais motivos para o abandono da cobrança seriam, de acordo com Tim Arthur, editor chefe da publicação no Reino Unido, as dificuldades que o setor de impressos vem enfrentando para manter ou alavancar a circulação paga e o interesse cada vez maior dos leitores por informações em plataformas digitais.

Em entrevista ao The Guardian, Arthur nega que o título fosse deficitário ou enfrentasse problemas financeiros, apesar da queda na circulação. Nos anos 1990 – auge do título – ele chegou a vender 110 mil exemplares. A entrada do fundo de private equity Oakley Capital, que comprou metade das ações do grupo há dois anos, também não teria pressionado para a gratuidade, afirmou Arthur.

A Time Out circula em 37 cidades, das quais apenas duas operações são licenciadas para terceiros. No Brasil, a revista tem uma versão digital para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma edição impressa mensal.  

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