Orange, Telefónica, Vodafone, Ericsson e Vonage firmam parceria
Acordo abre redes 5G para desenvolvedores de aplicativos impulsionarem inovação no setor
Acordo abre redes 5G para desenvolvedores de aplicativos impulsionarem inovação no setor
Fernando Murad
27 de fevereiro de 2023 - 15h23
As operadoras Orange, Telefónica e Vodafone, em parceria com Ericsson e Vonage, anunciaram nesta segunda-feira, 27, um acordo para a abertura de suas redes 5G para desenvolvedores de aplicativos.
A iniciativa acontece na esteira do lançamento Open Gateway, projeto do GSMA, organizador do Mobile World Congress (MWC), apresentado também nesta segunda-feira, 27. O projeto nasce com apoio de 21 teles e tem como meta fornecer acesso global às redes de operadoras aos desenvolvedores.
A proposta das operadoras e parceiras é mostrar como a experiência do usuário pode ser significativamente aprimorada em jogos móveis em tempo real e aplicativos de vídeo interativos de alta densidade.
A exposição da funcionalidade 5G avançada por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs) comuns permitirá que as operadoras aproveitem novas maneiras de monetizar o 5G e fornecer rapidamente novos serviços em escala global com velocidade.
A meta é que as três operadoras usem a mesma API QoD, definida, desenvolvida e documentada no CAMARA, o projeto de código aberto impulsionado pela Linux Foundation em colaboração com o GSMA, que está disponível para implementação por todas as operadoras, maximizando os benefícios potenciais para a comunidade de desenvolvedores.
Compartilhe
Veja também
Conectar, convergir e criar é tema oficial do MWC 2025
Próxima fase de implementação do 5G, avanço dos devices IoT conectados, GenAI e a integração ente IA, 5G, edge computing, cloud, quantum computing, computer vision e blockchain serão tópicos na programação do evento
As apostas das teles para a monetização do 5G
Segurança e transparência na coleta de dados de um lado, e integração de soluções de IA, GenAI, IoT e Machine Learning, de outro, são caminhos para a rentabilização das redes