Último dia de NRF: inovação, experiência e tecnologia para o varejo
Estar aqui é um privilégio, e ninguém quer desperdiçar oportunidades de absorver conhecimento, fazer networking e tomar notas.
Estar aqui é um privilégio, e ninguém quer desperdiçar oportunidades de absorver conhecimento, fazer networking e tomar notas.
18 de janeiro de 2023 - 11h40
Nova Iorque se tornou o grande centro de discussão sobre varejo nos últimos dias. Com uma rica variedade de temas, admito que não foi fácil escolher as sessões finais. Estar aqui é um privilégio, e ninguém quer desperdiçar oportunidades de absorver conhecimento, fazer networking e tomar notas. No encerramento do evento, que acontece hoje, selecionei palestras que abordam sobre inovação, mercado financeiro, experiência do cliente, estratégia, tecnologia e cases de marcas globais.
Começarei o dia assistindo a sessão com o Anish Melwani, CEO da LVMH, marca de luxo, que revelará os segredos sobre como mantém a companhia centenária em evidência na atualidade. Em seguida, acompanharei a situação dos mercados financeiros e as principais tendências econômicas sob o prisma de Liz Ann Sonders, Chief Investment Strategist. Com tanta instabilidade financeira, assombrando bolsas mundo afora, é importante entender como se dará o curso financeiro deste ano.
O bate-papo com Nick Blatt, chefe de comércio eletrônico e digital da Chemist Warehouse, principal farmácia on-line da Austrália, e Bob Schwartz, veterano do setor de varejo na internet, também está na minha agenda. Os dois prometem entregar os passos da estratégia que impulsionou o crescimento e a expansão de produtos por meio da tecnologia. Os marketplaces estão ocupando espaço, e aprofundar-se no tema garantirá bons insights para clientes do ramo.
Com foco na experiência dos associados da empresa, Steven Williams, CEO da Pepsico Foods North America, e Kelly Pedersen, líder da prática de varejo da PwC, vão explorar o impacto disso no valor da marca e da empresa. A lição de casa será compreender a importância da automação e da digitalização nesse processo transformador. As companhias têm muito a aprender com isso e criar soluções para aprimorar essa relação, principalmente mediante as últimas mudanças no modelo de trabalho.
Tratando-se especificamente sobre experiência do cliente, a tecnologia é um fator decisivo para o aprimoramento das relações entre organização e público. Um benchmarking apresentado pela Starbucks e especialistas da Comcast Business entrou na minha lista de prioridades do dia. A forma de consumir mudou drasticamente, e para suprir as necessidades desse consumidor, que está mais exigente e seletivo, soluções digitais estão surgindo. Estou ansioso para ver como uma das maiores cafeterias do mundo têm usado IoT e conectividade para elevar as experiências.
Ainda nesta linha, o painel “Navigating digital platforms for retail success” dará sequência na discussão, mas agora com foco nas novas ferramentas de marketing voltadas para o varejo. Esta será uma oportunidade para mergulhar no universo de marketing de influência, publicidade em mídia social e outras plataformas que são utilizadas pelos clientes para interagir com as marcas.
Outro ponto dentro desta perspectiva de experiência será abordado: a fidelização. A alta competitividade do mercado vem forçando os varejistas a inovarem e, cada vez mais, acrescentarem a tecnologia para impulsionar o engajamento de seus prospects. Com o surgimento da web 3.0, novas tendências começaram a proliferar. Ficar atento nesse movimento, a fim de incluir aspectos que façam sentido à estratégia de aproximação com o cliente, é uma maneira de se preparar para o futuro. O painel “Leveraging New Technologies to Drive Customer Engagement and Loyalty produced by Visa” promete trazer novidades nesse sentido.
Mesmo em um mundo hiperdigitalizado e hiperconectado, como vivemos nos dias de hoje, os aspectos humanos devem ser considerados para garantir o sucesso dos negócios. A sessão “Human-centered design in a digital world” faz uma reflexão sobre o uso da tecnologia combinado com pontos de contato físicos por meio de interseção de design e storytelling. Desenvolver soluções que façam essa conexão com o lado humano deve estar entre as prioridades das empresas. Por fim, tomarei notas de como a Inteligência Artificial está sendo adotada pelos varejistas na sessão “5 ways AI is transforming the way we shop produced by Google”.
Agora, é colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a feira. As lições aprendidas devem também ser aproveitadas para motivar os times, ampliar visões sobre o presente e o futuro, de modo que haja um impacto positivo nos negócios e para os clientes. Nossa missão é pensar estrategicamente, planejar e executar projetos que façam a diferença e, mais que isso, sejam compatíveis com diferentes níveis de realidade.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento