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A importância de uma faxina digital

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Opinião

A importância de uma faxina digital

Isso pode disparar uma oportunidade de posicionamento estratégico, redução de custos e negócios


16 de junho de 2020 - 11h35

(Crédito: Nadia Bormotova/ iStock)

Em tempos onde investir energia prevendo o futuro virou um exercício que tem trazido mais ansiedade que respostas concretas, vou fazer um convite, que pode não ser o mais sedutor, mas, garanto, trará resultados concretos e relevantes ao seu negócio.

Se, na vida, reservamos um tempo para limpar e organizar nossos armários, temos, durante esta quarentena, uma ótima oportunidade para fazer a mesma tarefa nos ativos digitais de nossas empresas e marcas. Acredite! Você ficará surpreso com os desperdícios de dinheiro, energia e mensagens inconsistentes que foram sendo acumulados pelo caminho.

Termos como UX (jornada do usuário), CX (jornada do consumidor) ou design de serviços irão ganhar ainda mais relevância, catapultados pelos novos hábitos digitais das pessoas. Mas, sem termos os fundamentos básicos bem organizados, podemos estar adicionando complexidade ao sistema.

Minha experiência aponta uma tendência a pensarmos em criar mais ativos digitais e deixar atrás aqueles que já temos, assim como fazemos com nossas roupas velhas que vão sendo empurradas, pouco a pouco, para o fundo do armário.

Revise o ecossistema digital da sua empresa e marcas: você tem um mapa de todas as propriedades digitais existentes da sua empresa? Caso não, sugiro desenhar um quadro com todos os ativos digitais e seus respectivos links (exemplo: site corporativo tem links para páginas corporativas de LinkedIn, Facebook e Twitter). Agora vá até essas páginas e confira se existe um link para o site. Esse mapeamento irá gerar um mapa completo, como um sistema solar, onde você irá identificar onde o tráfego digital chega e como é distribuído (ou perdido).

Nesse exercício, você já reparará em sites soltos, redes sociais sem papel, páginas promocionais vencidas, entre outros. Nas minhas faxinas, sempre encontrava sites de promoções passadas ainda no ar, confundindo consumidores e gastando recursos da empresa ou redes sociais sem sentido e papel estratégico. Após feito o mapeamento, hora de verificar se as mensagens comunicadas por marca ou empresa estão consistentes.

Redes sociais: na sequência, vale fazer uma boa faxina nas redes sociais. Responda: qual o papel de cada rede social ativa na estratégia da sua empresa ou marca? Rede social é um canal de conversa, logo, ter um papel, tom de voz, brand persona, regras de conversa e acompanhamento são essenciais. Ter uma conta no TikTok, por exemplo, por ser a rede social do momento, pode estar causando mais dano que aportando valor. Importante ser relevante onde você se manifesta versus simplesmente estar sem papel.

Influenciadores: recentemente, tivemos casos dos riscos atrelados a associar marcas a influenciadores, apenas pela sua capacidade de alcance. A tendência é aprofundar nossa afinidade com “o que” acreditamos. Logo, vale revisar todos os contratos e associações com influenciadores que sua marca ou empresa está usando. Tenha cuidado.

Como sua empresa/marca está posicionada na prateleira digital? Temos o hábito de recorrer a um buscador, com frequência, para responder dúvidas e facilitar a navegação digital, certo? Pergunta: o que aparece quando alguém busca o nome de sua marca ou empresa nesses buscadores? Você tem alguma estratégia de buscas ativa? Caso negativo, boa hora para pensar em uma e, caso afirmativo, boa hora para revisar resultados e fazer ajustes, considerando novos hábitos. Com muito mais tráfego digital, as buscas têm se sofisticado e elaborar uma estratégia de palavras-chave para sua empresa ou marca é fundamental.

E atenção nos dados: certamente, sua empresa ou marca tem alguma base de dados e segue ou passou a coletar dados de seus consumidores de alguma forma. Onde estão esses dados? Existe algum padrão de ação para eles? Existe uma base de dados corporativa ou cada marca ou produto tem sua base independente? Quem não havia acordado para o e-commerce ainda, foi empurrado a olhar esse canal. Dados devem ser transformados em informação e em vantagem estratégica, mas isso é tema para outro artigo.

Você havia parado para refletir sobre os pontos acima? Repare que uma “simples faxina” pode disparar uma oportunidade de posicionamento estratégico, redução de custos e negócios. Boa semana e uma produtiva faxina digital a todos!

*Crédito da foto no topo: Novendi Dian Prasetya/ iStock

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