Beleza, uma indústria que pulsa e movimenta o Brasil
Falar desse mercado é falar de histórias que se entrelaçam em espelhos, salões, ruas e comunidades
Beleza, uma indústria que pulsa e movimenta o Brasil
BuscarBeleza, uma indústria que pulsa e movimenta o Brasil
BuscarFalar desse mercado é falar de histórias que se entrelaçam em espelhos, salões, ruas e comunidades
A beleza é uma aspiração universal que transcende o tempo, as fronteiras e culturas. Muito mais do que aparência, é uma busca que molda nossa identidade individual e coletiva. Do Homo erectus aos avatares criados pela inteligência artificial, nenhuma cultura humana existiu sem rituais cosméticos.
Dos rituais religiosos aos ritos de passagem, a purificação e o embelezamento são percebidos como uma forma de honrar a existência humana. Há também os hábitos que nos dão força em momentos de crise. O “Efeito Batom”, conhecido inicialmente durante a Grande Depressão, em 1929, foi um termo que ficou popularizado depois que o consumo do cosmético disparou como uma forma de proporcionar algum prazer ou um toque da vida cotidiana às pessoas. O mesmo ocorreu com os olhos marcados por máscaras de cílios e produtos de cuidados com a pele durante a pandemia da Covid-19. As pessoas estavam ávidas por cuidarem de si. A beleza nos conecta aos outros e a nós mesmos.
No Brasil, um país de cultura vibrante e única, beleza é sinônimo de felicidade, traduzindo-se em uma diversidade estonteante de tons de pele, tipos de cabelo e personalidades distintas. Brasilidade é a nossa inspiração e o nosso motor. Constrói-se no coletivo, acolhendo e representando as mais de 200 milhões de pessoas desta nação continental. É força econômica, expressão cultural e é ferramenta de transformação social.
Essa tríade mental, social e física da beleza criou toda uma indústria, que tornou o Brasil o quarto maior mercado do mundo. Por isso que, mundialmente, o País também é tão relevante para nossa empresa. Poucas nações conseguem expressar com tanta intensidade, autenticidade e diversidade essa relação enraizada entre bem-estar, aparência e coletividade.
Nesse ecossistema vibrante, surgem inúmeras oportunidades de avanço e desenvolvimento socioeconômico. Do pequeno salão de bairro ao grande varejo, a cadeia da beleza é um dos principais vetores de inclusão produtiva no País — e tem nas mulheres o seu maior motor de força, criatividade e empoderamento.
Por meio de estudo conduzido pela consultoria francesa Àsterès, com foco nos efeitos socioeconômicos da nossa atuação no Brasil, revelamos que a companhia gerou mais de R$ 19,5 bilhões em vendas junto a parceiros em toda a cadeia de valor para a economia brasileira no último ano. A pesquisa considerou as quatro unidades de negócio no Brasil — sede administrativa, centro de pesquisa e inovação, fábrica e centro de distribuição. Foram mais de 43 mil empregos diretos e indiretos criados em 2023. A cada emprego gerado diretamente, outros 14 surgem na economia brasileira. São números que revelam uma engrenagem poderosa — e, sobretudo, humana.
Sabemos que esse impacto vai além da produção anual da nossa fábrica de mais de 400 milhões de itens de beleza. Ele está presente na valorização da nossa cultura, nos programas de capacitação que empoderam comunidades e na ampliação de oportunidades para pessoas historicamente marginalizadas.
Falar desse mercado no Brasil é falar de pessoas, de histórias que se entrelaçam em espelhos, salões, consultórios, farmácias, ruas e comunidades. De um país que transforma rituais de beleza em cultura, cuidado em identidade, e bem-estar em potência. Somos movidos pela convicção de que a beleza tem o poder não apenas de refletir o que somos, mas de revelar o que podemos nos tornar. E é nessa jornada, feita de inovação, inclusão e afeto que seguimos ao lado de milhões de brasileiros e brasileiras — construindo, todos os dias, uma beleza que mira no passado para transformar o presente e inspirar o futuro.
Compartilhe
Veja também
Depois do propósito, o que vem?
Os millenials experimentaram um novo modelo de sociedade e transformaram o mundo do trabalho, mas o movimento não veio acompanhado de segurança material
O perigoso futuro do profissional de mídia
Prazo de vida de muitas tarefas executadas hoje é curto com a chegada da IA o que condicionará sobrevivência dos executivos da área à inteligência estratégica