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Opinião

Commerce, conexão e cultura

Meio & Mensagem abre 2023 com projeto 100 Dias de Inovação, jornada de conhecimento que, neste ano, tem ênfase em três áreas de desenvolvimento cruciais para a indústria de comunicação, marketing e mídia


10 de janeiro de 2023 - 16h00

Crédito: Thais Monteiro

Sempre que há alternância no poder, como ocorre agora no governo federal e em vários estados brasileiros, o período de janeiro a abril desperta atenção especial dos novos ocupantes dos cargos públicos, da mídia e da sociedade. Pelo lado dos governantes, busca-se impacto com medidas que expressem mudanças prometidas nas campanhas e alonguem ao máximo a lua de mel com parte da opinião pública — a fatia majoritária que elegeu quem acaba de tomar posse. Na perspectiva da mídia e da sociedade, é hora de conferir se os discursos dos palanques serão colocados em prática. Nesse período, há quase que um acordo tácito de tolerância até que se cobre a primeira prestação de contas, na conclusão dos 100 dias iniciais do mandato.

Adaptando essa lógica para injetar energia na produção de conteúdo no início do ano, Meio & Mensagem lançou, em 2019, o projeto 100 Dias de Inovação. Realizado de janeiro a abril, ele nasceu com os objetivos principais de captar tendências para o futuro da indústria de comunicação, marketing e mídia, e de abraçar a cobertura de grandes eventos globais que apontam novos caminhos pavimentados pelo avanço da tecnologia, pela agilidade das startups e pelas transformações culturais.

Em 2023, o 100 Dias de Inovação volta renovado, ampliado e com ênfase em três áreas de conhecimento cujo desenvolvimento é crucial para empresas, marcas, profissionais e negócios: commerce, conexão e cultura. Para marcar conceitualmente o início desta nova jornada, esta primeira edição semanal de 2023 traz três reportagens especiais sobre cada um desses temas.

O campo do comércio via dispositivos eletrônicos ganhou relevância capital nas estratégias de comunicação e marketing, não apenas para varejistas e marketplaces, mas para marcas de todos os segmentos, que inflam os investimentos em retail media e encaram os desafios de integrar a jornada de experiências do consumidor nos ambientes físicos e digitais.

A conectividade é base essencial para qualquer atividade humana na atualidade e o cotidiano profissional e recreativo dos consumidores é híbrido e always on. Não basta mais oferecer produtos e serviços, é preciso se valer da evolução tecnológica e das conexões que ela viabiliza para solucionar problemas, com uma experiência fluida e sem fricções, o que impõe novas diretrizes para os centros de pesquisa e desenvolvimento e para as áreas de marketing de grandes anunciantes.

O terreno da cultura e das mudanças comportamentais tem sido árido para muitas marcas, especialmente em tempos de polarização nos ambientes de grande alcance das redes sociais, cenário em que muitas vezes são vistas como agentes de transformação tão ou mais importantes que o poder público e são cobradas por posicionamentos frente a um conjunto complexo de pautas e causas.

Além de insuflar conteúdos como esses, a partir do próximo final de semana o projeto 100 Dias de Inovação ganha o mundo. Até abril, equipes de jornalistas de Meio & Mensagem participarão presencialmente de três eventos que ajudam a compreender os papéis de commerce, conexão e cultura para a indústria. A primeira parada é Nova York, que sedia a NRF Retail’s Big Show, maior encontro global do setor varejista, promovido nos dias 14 a 17 de janeiro pela National Retail Federation. De 27 de fevereiro a 2 de março, o destino será Barcelona, onde ocorre o Mobile World Congress (MWC), principal fórum sobre conectividade do mundo, que reúne líderes globais das principais empresas de tecnologia e telecomunicações. Em março, de 10 a 19, nossa equipe estará em Austin, no Texas, para acompanhar o South by Southwest (SXSW) e sua programação multicultural sobre inovação e comportamento.

Mantendo sua característica multiplataforma, o projeto 100 Dias de Inovação contempla sites específicos para cada um desses eventos, ampla cobertura nas redes sociais, análises nas edições semanais e nos podcasts e uma série especial em vídeo. Começar o ano alinhados com os assuntos que estão moldando as transformações dos profissionais e das empresas ajuda a todos com doses de inspiração para o planejamento de projetos futuros e engrossa a corrente dos que não se deixam levar pelo pretexto sabotador de que o ano só começa depois do Carnaval.

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