Os três fatores que moldam o futuro da publicidade mobile
De experimental à estratégica, modalidade ganha relevância quando adiciona contexto, vídeo e mídia programática
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Se eu fosse pedir para você sacrificar as suas chaves ou seu smartphone, aposto que me entregaria o primeiro item sem pensar muito. Que tal se nós trocássemos as chaves pela sua carteira? Eu ainda tenho certeza de que muitos iriam manter o celular. Eles capturam nossa atenção como nenhuma outra mídia fez antes. E a verdade é que onde a atenção e o engajamento dos consumidores vão os anunciantes irão atrás.
A publicidade mobile chegou a um ponto em que é um componente vital de todo o marketing online. De todas as receitas de anúncios digitais, a publicidade em plataformas móveis responde por 29% no Brasil em 2016 de acordo com a eMarketer. Para a maioria das marcas, mobile passou de experimental para uma fase estratégica. Vamos então dar uma olhada no que identificamos como três áreas-chave de sucesso para as estratégias de publicidade mobile.
Contexto é rei
O celular é um dispositivo altamente pessoal e os consumidores estão dispostos a receber conteúdo e mensagens de marcas que são relevantes para eles. A chave para assegurar a relevância é o contexto, e comparado com o resto do espectro digital, nada bate a riqueza de dados que se tem no ambiente mobile e que ajuda os anunciantes a adicionar contexto à sua mensagem.
Mobile é único, porque fornece centenas de sinais por meio de uma miríade de fatores que podem ser considerados em tempo real cada vez que uma chamada de anúncio é executada, ajudando a fazer campanhas móveis altamente relevantes para um momento específico. Com base na hora do dia e no local onde você está entregando experiências móveis, as marcas devem adaptar apropriadamente suas estratégias de publicidade mobile.
Ao lado do mobile, vídeo reina absoluto
Como os tamanhos das telas dos dispositivos móveis continuam a aumentar, e a conectividade melhora com o aumento dos serviços 4G, a entrega e o consumo de vídeo mobile é extremamente acessível a um público amplo e variado.
Um dos desafios percebidos pelas marcas que procuram fazer uma incursão no vídeo é que o conteúdo deve ser criado especificamente para o ambiente mobile ou será preciso trabalhar com um parceiro que possa reeditar e aperfeiçoar os comerciais de TV.
Olhando para as capacidades únicas do ambiente mobile, algumas das oportunidades mais excitantes que vemos para a área de vídeo vêm do surgimento de novos formatos de anúncios — em particular 360 graus, realidade virtual e aumentada, e vídeo ao vivo. Os profissionais também estão observando como podem combinar vídeo com outras características nativas do mobile, para criar experiências ainda mais atraentes.
Programática permite mais com o celular
No mobile, como a tecnologia evoluiu, estamos agora em um momento em que a automação pode suportar as necessidades mais avançadas dos compradores e vendedores no inventário de publicidade premium. Um dos principais benefícios da compra programática é a flexibilidade que ela oferece, apoiada pela riqueza de dados ao alcance dos profissionais, que os ajuda a visualizar rapidamente o desempenho e facilmente passar orçamentos para maximizar as interações e conversões.
Essa flexibilidade permite que os profissionais adotem a compra móvel programática para atingir mais precisamente os consumidores, por meio de uma variedade de formatos de anúncios — de banner básico para vídeo e anúncios nativos. E sim, é verdade, estamos vendo mais e mais compradores de mídia entregando campanhas de branding via compra programática, já que a qualidade do inventário agora espelha a de uma compra direta. Além disso, o ROI extrapolado a partir das impressões de compras práticas oferecidas pelas plataformas programáticas incentiva ainda mais o gasto e a adoção desta ferramenta.
Assim como a nossa indústria continua a evoluir, evoluem também as estratégias de publicidade mobile como parte de um ambiente digital em constante transformação, entregando valor para o ecossistema, garantindo uma experiência rica para os consumidores, proporcionando maior envolvimento aos anunciantes e gerando ganhos de receita para os publishers e desenvolvedores. No entanto, a chave do sucesso para todos os envolvidos será reconhecer que o mobile requer uma abordagem única e com entregas de estratégias que são feitas exclusivamente para o celular.
Agora, você quer suas chaves e sua carteira de volta?
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