Pyr Marcondes
30 de julho de 2018 - 7h27
O alerta nós demos aqui no ProXXIma, semana passada, alerta aliás que simplesmente difundimos a partir de um estudo da PWC, segundo o qual a indústria da comunicação e do marketing passa por grandes transformações em sua própria definição conceitual, com grandes conglomerados e plataformas nascendo de aquisições, fusões e consolidações. As já ocorrendo e, notadamente, as que virão. Veja matéria aqui.
Com isso, vivemos um mar de revoluções constantes, dentre as quais, também semana passada, destacamos o faturamento de US$ 2 bilhões da Amazon na área de publicidade no segundo quarter do ano, deixando para trás grandes player clássicos do setor, como o Facebook, por exemplo.
Como você pode ler abaixo, em reportagem do AdAge, o número altamente acelerado de crescimento da Amazon como player de mídia foi o mais destacado em todo o seu report ao mercado de ações e vem sendo responsável direto pela colocação da Amazon em um outro patamar de rentabilidade.
Amazon ad sales top $2 billion, its fastest-growing segment
Garett Sloane. July 26, 2018
Amazon’s advertising business continued its ascent last quarter, hitting $2.2 billion in revenue, a growth rate outpacing even optimistic forecasts for the company.
On Thursday, Amazon reported second-quarter results and advertising was again the brightest spot for the e-retailer, growing at 132 percent, its fastest-growing segment by far. Amazon’s total sales hit $52.9 billion, an increase of 39 percent year over year.
Meanwhile, profits were $2.5 billion, which was up from $200 million at the same time a year ago. Advertising is helping Amazon hit the new levels of profitability.
Meanwhile, profits were $2.5 billion, which was up from $200 million at the same time a year ago. Advertising is helping Amazon hit the new levels of profitability.
Enquanto isso, a Microsoft, exatamente para entrar nesse mesmo nicho de publicidade e conteúdo, como a Amazon fez, todos buscando concorrência direta com Netflix, está investindo pesado na estruturação de uma rede de produção através de acordos com grandes estúdios internacionais. Veja aqui matéria sobre o assunto.
Paralelamente e ao mesmo tempo, assistimos a invasão das consultoria sobre o mercado de agências de propaganda, o que gerou o parágrafo aí abaixo, também do AdAge, que em seu estudo sobre o mercado de publicidade dá conta que de são elas as que estão mandando no jogo de crescimento e expansão do setor.
Revenue rocketed for consultancies. U.S. revenue for five major consultancies and tech firms—reported by Accenture Interactive, Cognizant Interactive, Deloitte Digital and PwC Digital Services and estimated by Ad Age for IBM iX—surged 32.3 percent in 2017.
Infelizmente, vemos também que as ações e lucros das 5 maiores holding companies da nossa indústria vem caindo de forma importante nos reports dos últimos quarters.
Um das conclusões de tudo isso é que, além de estarmos assistindo a um redesenho estrutural histórico da nossa e de várias outras indústrias correlatas, além do surgimento de algumas outras indústrias que nem imaginávamos, possivelmente estejamos vendo também, como mostrou a PWC, o fortalecimento dessa agora ampliada indústria de conteúdo e mídia. Só que, talvez, não mais com os mesmo players líderes que conhecemos nos últimos 100 anos.
Hard (and fascinating) times are coming!