Assinar

Apple News: novidades para publishers e todo o mercado de mídia.

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Apple News: novidades para publishers e todo o mercado de mídia.

Buscar
APPLE NEWS
Publicidade

Blog do Pyr

Apple News: novidades para publishers e todo o mercado de mídia.

Como temos sinalizado ampla e insistentemente aqui em ProXXIma, as grandes operações de tecnologia vão mergulhar mais e mais em conteúdo. Apple News existe desde 2015, mas agora ganha tração e novo modelo de negócios para publishers.


6 de julho de 2017 - 8h32

Segundo Garett Sloane do Advertising Age apurou, a operação Apple News (um app agregador de notícias) iniciada pela Apple em 2015, quando a companhia colocou no mercado sua versão IOS 9, estaria lançando agora uma nova oportunidade de monetização para publishers em geral. A Apple (ainda) não produz seus próprios conteúdos e, portanto, se vale dos conteúdos alheios para ativar mais este ramo de negócios da corporação.

Enquanto não criam sua própria estrutura para isso (o que aconterá inevitavelmente), buscam se alinhar melhor com os publishers, lançando agora uma plataforma de adversting aberta para que eles possam, usando suas próprias tecnologias, monetizar os conteúdos que a Apple ajuda a distribuir.

Ainda segundo Sloane, a operação Apple News é ótima para alavancar audiências para os publishers (eles mesmos reconhecem isso), mas ainda meia boca em termos de monetização.

Até agora, os publishers podiam configurar campanhas publicitárias para serem executadas em seus artigos da Apple News, com formatos como banners e vídeos padrão. “Mas isso exige muito esforço adicional”, disse ao Ad Age um dos principais executivos de uma grande publicação, falando sob anonimato.

Para corrigir isso e manter os parceiros de mídia felizes, a Apple planeja agora permitir que as editoras usem a tecnologia de anúncios que já empregam em seus sites, como por exemplo o DoubleClick for Publishers do Google, para entregar também anúncios na Apple News.

Isso poderia potencialmente permitir que os parceiros de mídia ganhassem tanto dinheiro na Apple News como fazem já em seus próprios sites, sem tanto esforço adicional em relação ao que já fazem hoje.

A Apple não respondeu a um pedido de comentário feito pelo Ad Age.

Mas o que importa é que mais um grande palyer de tecnologia entra de verdade e busca se acomodar no ambiente de conteúdo, buscando fortalecer alianças e alavancar novas formas de monetização.

Interpreto esse movimento como mais um passo da Apple indo pras cabeças na disputa desse mercado em que já estão Facebook, Google, Twitter, Amazon, Netflix, as telcos, e no qual devem entrar também empresas como IBM, SAP, Oracle, entre outras.

Tá ficando bom tudo isso.

Publicidade

Compartilhe

Veja também