Se você quer ler um muito bom resumo de Cannes 2019, leia o artigo, “Five Takeaways from this year´s Cannes Lions”, de I-Hshien Sherwoor e Christine Diaz, editoras do AdAge, que reproduzo abaixo pra você.
O conjunto da cobertura excepcional que o M&M fez (e que multiplicou por 150% o acesso ao seu site) também é um lugar para revisitar com mais calma, agora que o festival acabou, porque, certamente, você não leu tudo que foi produzido pela equipe de jornalistas do M&M, adicionada e bombada pelo Diário de Cannes, com dezenas de colaboradores do mercado, e tem muitas pérolas lá para não perder.
Da minha parte, já falei o que acho de maior destaque no evento em dois artigos principais que escrevi esta semana. Os links estão lá em baixo, se tiver curiosidade.
Fundamentalmente:
1. O festival premiou a busca da nossa indústria em se engajar nas causas sociais e destinos do Planeta como nunca em toda a sua história, história do evento e história da nossa indústria;
2. Algumas de nossas agências (operantes no Brasil) entenderam essa transformação e isso pode ser ótimo pra o futuro da nossa indústria em geral, não em Cannes, mas em todo lugar, na vida real, e nos negócios reais, daqui para frente;
3. A linguagem da criação publicitária deixou de ser, definitivamente, a linguagem da criação publicitária para passar a ser a linguagem da criatividade humana, um universo muito mais rico para profissionais e empresas da nossa indústria.